Previdência Social é tema de seminário em Londrina

Participação de 142 pessoas surpreende organização e confirma atualidade e relevância do tema
A cadência da música de Pixinguinha, Vinícius de Moraes e Scott Joplin apresentada pelos jovens do
projeto social “Solidariedade Sempre” deu o tom da abertura do 8º Seminário Paranaense de Previdência, hoje (19), no auditório do Hotel Sumatra. Participam do evento, coorganizado pela Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev) e pela Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), 142 pessoas entre gestores, conselheiros e servidores de 42 municípios.
O superintendente da Caapsml, Denilson Vieira Novaes, destacou a participação significativa de 142 pessoas e agradeceu a todos os envolvidos na organização do Seminário. Novaes ressaltou, ainda, que os desafios que envolvem a previdência social são similares entre os entes da federação e para superá-los o caminho passa necessariamente pelo compartilhamento de conhecimento, integração e união entre os órgãos previdenciários.
A palestra do dia coube ao diretor do Departamento dos Regimes de Previdência, do Ministério da Previdência, doutor Otoni Gonçalves Guimarães, que abordou a situação atual do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), assim como o cenário econômico e sua influência na gestão do Regime. Guimarães disse que “compartilhar conhecimentos com servidores dos demais entes da federação não é apenas prazeroso, mas, como órgão norteador, é obrigação do Ministério da Previdência para o crescimento e consolidação do sistema previdenciário.”
Programação
O Seminário prossegue amanhã (20), às 9h, com a palestra “Aspectos Jurídicos Relevantes na
Concessão de Benefícios”, sob a responsabilidade do procurador federal, doutor André Oliveira. Na sequência, às 11h, a coordenadora geral de estudos Técnicos, Estatísticos e Informações Gerenciais do Ministério da Previdência Social, Cleide Pereira de Melo Costa, comanda a palestra “Ferramenta Siprev”.
Após o almoço, às 14h, o assunto será “Gestão de Investimentos”, com o economista e consultor financeiro, Ronaldo Borges da Fonseca. Para fechar o ciclo de palestras, às 16h, o procurador do Tribunal de Contas do estado Paraná, doutor Gabriel Guy Leger, aborda as “Questões Previdenciárias na visão do Ministério Público de Contas”.
Fotos: Luiz Jacobs




