Destaques

Prefeitura avança com recape e pavimentação

A preocupação é fazer um asfalto de qualidade e dar manutenção eficiente. Isto evita a deterioração das ruas como ocorreu nos últimos anos

A preocupação é fazer um asfalto de qualidade e dar manutenção eficiente. Isto evita a deterioração das ruas como ocorreu nos últimos anos

 

Do início da administração Kireeff, em 2013, até agora, a Secretaria Municipal de Obras   realizou o recape asfáltico em uma área de 351.844,37 m2, o equivalente a 423 quarteirões lineares (um quarteirão, de uma esquina a outra, mede aproximadamente 100 metros). Os números representam cerca de 105 quadras inteiramente recuperadas. Grande parte das ruas que foram totalmente recapeadas está localizada na área central, priorizando as que estavam mais degradadas.  

No mesmo período foram pavimentados (asfaltados) 52.057,40 m2, incluindo a continuação da avenida Saul Elkind, região norte.  A área pavimentada corresponde a aproximadamente 61 quarteirões lineares e a 15 quadras inteiras. Tanto no caso do recapeamento como da pavimentação, a sinalização de solo, com faixas de pedestres, é tarefa executada imediatamente, como ocorre atualmente na rua Pernambuco, no centro.

Para atender casos de emergência, a Prefeitura também faz a manutenção provisória – conhecida como tapa-buracos – em 5.588 pontos, incluindo bairros.

Agilidade

A preocupação é fazer um asfalto de qualidade e dar manutenção eficiente. Isto evita a deterioração das ruas como ocorreu nos últimos anosDe acordo com o secretário de Obras e Pavimentação, Walmir Matos, “os números representam um cenário bastante interessante, se levarmos em consideração que este primeiro período da gestão foi um período de adaptação e dificuldade”.  Matos destaca que os quase 350 mil metros quadrados entre recape e pavimentação asfáltica realizados superam os números de muitas cidades similares à Londrina. “É uma prova de que a administração municipal está preocupada com a restauração do pavimento asfáltico, que era muito necessária devido à degradação em que se encontrava a malha viária.”, diz o secretário. “Isso gera comodidade e economia para o cidadão”, completa.

Além da restauração da malha viária e da pavimentação de novos trechos, o secretário Walmir Matos destaca o planejamento que está sendo feito para obras que pretendem melhorar a mobilidade urbana no município. Entre elas está o Arco Leste, ligando a PR-445 à BR-369, obra que será realizada em parceria com o Governo Federal e que terá cerca de 17 km de pavimentação. A BR-369 também ganhará melhorias, com a duplicação de suas vias marginais. Os contratos de financiamento para as duas obras já foram assinados pelo prefeito Alexandre Kireeff, e o investimento do Governo Federal, através do Programa Pró Transporte, será de R$ 44 milhões, com contrapartida de 5% do município.

Sobre o recapeamento, o Kireeff tem afirmado que a nova camada de asfalto precisa ser consistente e de qualidade, para suportar o desgaste natural do trânsito. E o grande número de ruas esburacadas deve ser debitado à falta de manutenção nos últimos anos. ”Asfalto fraco e ainda sem manutenção é como pedra de açúcar: derrete facilmente”, afirma o prefeito.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos