Oficina de Cuidados Paliativos propõe olhar multiprofissional para a prática
Evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (18), reuniu profissionais da rede municipal e de entidades parceiras
Na manhã desta quarta-feira (18), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a “Oficina de Cuidados Paliativos com Olhar Multiprofissional”. A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado oficialmente em 14 de outubro, e teve como objetivo qualificar os profissionais para a melhoria da assistência prestada aos usuários.
A oficina foi sediada no auditório da Unopar/Anhanguera do Jardim Piza (Avenida Paris, 675). E, além dos profissionais de saúde que atuam nas secretarias municipais de Saúde e do Idoso, participaram também funcionários das instituições de Longa Permanência, do Hospital Universitário (HU), Hospitais da Zona Norte e Zona Sul, e outras entidades parceiras.
Na abertura, a médica de Família e Comunidade da SMS e paliativista Beatriz Zampar e a gerente de Programas Especiais da SMS, enfermeira Vânia Alcântara, abordaram a importância do olhar integral voltado ao usuário e sua família.
Já o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou o desafio da implantação do Programa Municipal de Cuidados Paliativos, e como Londrina se destaca no cenário nacional como precursora em uma área tão relevante. “Esses movimentos que a gente começa de dentro para fora são muito importantes. Começa com os profissionais de saúde, que são formadores de opinião, estão lá na ponta e são em quem a comunidade confia. Que a gente possa se conscientizar sobre a importância desse Programa Municipal de Cuidados Paliativos. Tenho certeza que vamos ser referência para todo o Brasil e, assim, cumprir o nosso objetivo, que é garantir a qualidade do cuidado total das pessoas, em momentos e maneiras diferentes, sempre focando na dignidade da pessoa humana”, destacou.
O encontro oportunizou duas mesas de discussão durante a manhã. A primeira mesa foi mediada pela cirurgiã dentista Letícia Lang, e pela nutricionista Dolores Martins Cardoso, com o tema os “Cuidados Paliativos sob o Olhar e Ação da Odontologia e Nutrição. Na sequência, a segunda mesa de discussão trouxe a temática “Cuidados Paliativos – Luto Gestacional e Perinatal”, mediada pela psicóloga Bruna Damasceno, e pela jornalista Izabela Simão.
Programa Municipal – Londrina foi uma das primeiras cidades do Brasil a elaborar uma legislação instituindo o Programa Municipal de Cuidados Paliativos, que é a lei municipal nº 13.567 de 2023.
De acordo com o texto, cuidado paliativo é a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar e tem como objetivo proporcionar a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a continuidade da vida. Isso se dá por meio de prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação correta e do tratamento da dor e demais sintomas, sejam eles físicos, sociais, psicológicos ou espirituais.