Em um ano UPA do Sabará prestou mais de 90 mil atendimentos
Em breve a Prefeitura entregará mais uma UPA, a da avenida Leste Oeste. E uma terceira está projetada para a região Leste
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará completa hoje (10) um ano de serviços médicos prestados à população de Londrina. No período, os clínicos gerais da UPA atenderam a mais de 80 mil pessoas, uma média mensal de 6.814 consultas. Além disso, na área ortopédica foram em média 922 atendimentos por mês, sendo 11.069 o número total.
Ao analisar os números deste primeiro ano de funcionamento da UPA, o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, ressaltou que o volume de atendimentos é superior ao inicialmente previsto. Disse, ainda, que o reforço na área da saúde pública proporcionado pela UPA não ocasionou a redução da demanda nas demais unidades de saúde do município. “A UPA do Sabará veio para contemplar demanda reprimida”, explicou.
El Kadri lembrou também que em breve a UPA da avenida Leste Oeste será entregue à população e que uma nova Unidade será construída na região Leste da cidade. “A terceira UPA da cidade está em fase de projetos e com recursos já garantidos”, disse.
Atualmente, compõem o corpo efetivo da UPA do Sabará, entre outros profissionais, 33 médicos (clínicos gerais e ortopedistas), 13 enfermeiros, 57 técnicos de enfermagem e oito técnicos em radiologia.
Números do 1º quadrimestre
De janeiro a abril de 2014 na UPA do Sabará, dentre os muitos procedimentos realizados, foram feitas 8.372 inalações; 3.047 curativos, drenagens e retiradas de pontos; 31.895 administrações de medicamentos; 50.585 verificações de pressão arterial e 877 suturas.
Foto: Luiz Jacobs