Londrina credencia 20 ambientes de inovação em chamamento do Governo do Paraná
Cidade obteve a segunda maior colocação no estado, atrás apenas de Curitiba; no próximo mês, novo edital vai indicar os recursos financeiros e incentivos fiscais para fomento desses ecossistemas

A cidade de Londrina teve 20 ambientes promotores de inovação aptos e aprovados para credenciamento junto ao Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). A capital do estado, Curitiba, teve 29 aprovações e Maringá, 16. No próximo mês, será publicado um novo edital, indicando os recursos financeiros e incentivos fiscais que serão destinados para fomento desses ecossistemas. A lista completa de ambientes credenciados, em todo o Paraná, pode ser conferida aqui.
O Separtec é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O sistema tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas, além de mapear ecossistemas de inovação paranaenses, inclusive em implantação, prospectando recursos para fomentar esses espaços.
Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Um ponto de destaque para Londrina se deu com o credenciamento na área de turismo, com o Hub de Inovação. Esse é o primeiro do país nessa área, segundo a coordenadora da Governança de Turismo de Londrina, Maria Ângela Rocha Ferraz. “Somos pioneiros nesse ambiente de inovação e esse reconhecimento por parte do Estado é inspirador e motivador pra todos do nosso ecossistema porque mostra que estamos no caminho certo com as ações que temos feito, obtendo parcerias, incentivando todo o seguimento e buscando inovação na área”, comentou.
Dos 20 credenciados, entre instituições privadas e públicas, evidencia-se a Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, com o projeto Espaço MakerSpace. A diretora da unidade, Thatiane Verni Lopes de Araújo, avaliou a aprovação como uma grande oportunidade no desenvolvimento da escola. “Para nós, da escola municipal e da educação básica, esse é um estímulo à iniciativas científicas, principalmente em propostas inovadoras. Me sinto realizada em viver essa oportunidade para os nossos alunos, sendo que muitos deles não teriam condições de ter acesso a diversas tecnologias”, disse.
A unidade escolar, que fica na zona leste, é referência na aplicação de conteúdo digital e pioneira na região com a implantação dos projetos Letramento Digital, Wash e iniciação científica do MakerSpace.

Com apenas um ano e meio de existência, o centro de inovação dedicado ao setor da construção civil, o Construhub, tem se destacado na incubação de startups e na realização de Hackathons. De acordo com o coordenador, Murillo Braghin, neste período, foram incubadas 21 startups, sendo que 14 delas já se graduaram. Pra ele, esse reflexo positivo contribuiu para a aprovação do credenciamento. “É um reconhecimento de um ambiente que está em funcionamento e de acordo com o que o governo do Estado busca”, pontuou.
Animado com o posicionamento de Londrina como uma das cidades com mais ambientes contemplados, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, enfatizou o envolvimento e a força do Ecossistema de Inovação de Londrina. “A Codel, ao longo do ano, estimulou para que várias instituições participassem e se inscrevessem, porque muitos não tinham conhecimento dessa iniciativa. Agora, com 20 ambientes selecionados, constatamos que valeu muito essa articulação”, avaliou.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou a importância dos ambientes de inovação para alavancar o crescimento socioeconômico. “Os ambientes de inovação oferecem infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de projetos que criam novos produtos, serviços e negócios para o mercado, aproximando os segmentos produtivos acadêmico e empresarial, com impacto direto na ampliação e no fortalecimento da competitividade local e regional”, afirmou.
Contemplados com o credenciamento
Abaixo, a relação dos 20 ambientes contemplados e as entidades responsáveis:
– Agência de Inovação UEL – Aintec / Universidade Estadual de Londrina
– Centro de Inovação – Inova Anhanguera / Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
– Centro de Pesquisa e Inovação / UTFPR Campus Londrina
– CIC – Centro de Inovação do Comércio / Sincoval
– Cocriagro – Hub de Inovação / Cocriagro Assessoria Empresarial
– Tecnocentro / Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento
– Espaço Maker – Inova Anhanguera / Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
– Espaço Makerspace Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico / APM da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico
– FAB.I HU Núcleo de Fabricação Digital e Inovação do HU / Hospital Universitario – UEL
– Hub de Inovação do Turismo / Visite Londrina – Convention & Visitors Bureau
– Hub de Inteligência Artificial – Senai PR
– Inovemm – Hub de Inovação do Ecossistema do Eletrometalmecânico / Sindimetal Norte/Pr
– Laboratório de Inovação Jurídica do Curso de Direito da PUCPR Campus Londrina / Pontifícia Universidade Católica PUC/PR
– Intuel / Universidade Estadual de Londrina
– Sprint – Incubadora da UTFPR – Campus Londrina / UFPR Campus Londrina
– Unifil Incubadora de Startups / Instituto Filadélfia de Londrina
– Parque Tecnológico Francisco Sciarra / Instituto de Desenvolvimento de Londrina
– Parque Tecnologico SRP Valley / Sociedade Rural do Paraná
– Parque Científico e Tecnológico da UTFPR-Ld / UTFPR Campus Londrina
– Construhub / Sinduscon/Norte
Texto com informações da Agência Estadual de Notícias – AEN.