CMTU dá início à campanha Volta às Aulas
Ação educativa tem apoio da PM e vai fiscalizar a atuação de vans escolares clandestinas
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia hoje (14) a campanha educativa Volta às Aulas. A ação é desenvolvida pela Coordenadoria de Educação no Trânsito da CMTU e vai contar com o apoio da Polícia Militar (PM). A campanha, que sempre teve como principal objetivo orientar e fiscalizar pais de alunos e demais condutores quanto ao uso correto das vagas de embarque e desembarque na entrada das escolas, passa também a dar atenção especial aos veículos de transporte escolar.
A ampliação no foco da fiscalização se deu principalmente devido a denúncias sobre alunos sendo transportados em vans clandestinas. Os veículos que não passam por vistoria da CMTU não têm licença para realizar o transporte de estudantes, representando risco à vida dos alunos à medida que suas condições de segurança e rodagem não podem ser atestadas pelo órgão fiscalizador.
Durante a ação, os agentes da CMTU vão distribuir aos condutores de transporte escolar uma cartilha utilizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com noções de direção defensiva. Na abordagem, também vão alertá-los sobre o prazo para a realização da vistoria das vans e micro-ônibus na CMTU, que foi aberto no dia primeiro e segue até 31 de julho. A inspeção, que ocorre sempre nos meses de janeiro e julho, é o único meio de renovação do alvará de funcionamento.
Entre os dias 14 e 31, quatorze escolas das redes municipal, estadual e particular vão receber os agentes da CMTU e da PM. O cronograma foi montado previamente em parceria com as instituições, mas outras que também estiverem interessadas podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação no Trânsito da companhia, através do e-mail educação.cmtu@gmail.com, e agendar a visita. De acordo com a disponibilidade, a CMTU pode ampliar o número de estabelecimentos que vão receber a fiscalização.
Obs: Para garantir a fluidez do trânsito, que já registra aumento no número de veículos quando chove, a CMTU vai adiar a ação nos dias em que houver precipitação.
Assessoria de Comunicação CMTU
Foto ilustrativa: Luiz Jacobs




