Secretaria da Mulher de Londrina qualifica gestores da macrorregião norte

Projeto pioneiro será realizado em Sertanópolis com ajuda da Prefeitura de Londrina
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, recebeu hoje (14) em seu gabinete o prefeito de Sertanópolis, Aleocidio Balzanelo, o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, vereador Rogério, e a fisioterapeuta, Flávia Denardo Casagrande, que poderá ser a primeira gestora de Políticas para as Mulheres de Sertanópolis. O objetivo do encontro foi firmar parceria entre os dois municípios para a implantação de ações de combate à violência contra a mulher.
Sônia Medeiros explicou que a criação do cargo de gestora de Políticas para as Mulheres em Sertanópolis faz parte de um projeto pioneiro, que a Prefeitura de Londrina vem desenvolvendo como cidade polo da macrorregião norte do Paraná no enfrentamento à violência contra a mulher.
“A Flávia é a primeira indicação de gestora da região para que a qualifiquemos para o trabalho no combate à violência contra a mulher. Depois disso, ela deverá transmitir o conhecimento a outras pessoas de cidades próximas como Bela Vista, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio e Porecatu. O objetivo é qualificar gestores de políticas para as mulheres dos 97 municípios da macrorregião norte do Paraná”, explicou Sônia.
A fisioterapeuta Flávia Denardo Casagrande acredita que com a criação deste cargo será possível desenvolver efetivamente as ações de combate à violência contra a mulher no município de Sertanópolis, o que se refletirá também nas cidades próximas, que podem ser incentivadas a fazer o mesmo.
“As pessoas estão sofrendo e não têm a quem pedir ajuda e buscar informações. Com esse trabalho será possível dar suporte e direcionamento às mulheres vítimas de violência e, além disso, daremos subsídio para a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em Sertanópolis, o que influenciará os outros municípios menores que ficam próximos a nossa cidade”, disse Flávia.
O prefeito de Sertanópolis, Aleocidio Balzanelo, disse que as propostas apresentadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres de Londrina vão ao encontro das expectativas em relação às políticas públicas para as mulheres no município de Sertanópolis.
A Prefeitura de Londrina selecionou Sertanópolis como município pioneiro para a implantação deste projeto por se tratar da primeira cidade a procurar informações e auxílio para a implantação de ações efetivas para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres e dado o fato de que a cidade faz parte da macrorregião norte e da 17ª Regional de Saúde.
O Conselho Regional de Farmácia e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina apoiam a iniciativa através da conselheira Maria Madalena Gomes dos Santos.
Primeira ação em Sertanópolis
No próximo dia 2 de agosto, a secretária de Políticas para as Mulheres de Londrina, Sônia Medeiros, vai participar de uma ação de conscientização ao enfrentamento da violência contra a mulher em Sertanópolis. A mobilização será realizada na Escola Municipal Luiz Deliberador e contará com a presença do Conselho Regional de Farmácia, do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Londrina e de representantes do Sindicato dos Aposentados.
Na oportunidade, os estudantes de farmácia do CRF Junior vão aferir a pressão arterial e medir a glicemia da comunidade, além de prestar esclarecimentos acerca de algumas doenças e sobre problemas visuais. O diferencial da atividade é que estará voltada para o diabetes na infância e adolescência.
Município polo
Londrina é um dos municípios mais avançados em relação aos serviços às mulheres no Brasil e agora amplia o modelo para cidades da região. Para firmar Londrina como município polo da macrorregião norte do Paraná no enfrentamento à violência contra a mulher foi assinado um acordo federativo entre o prefeito Alexandre Kireeff, o governo federal, através da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, e o governo do estado do Paraná.
Fotos: N.com




