CCI Oeste leva idosos ao Castelo Japonês de Assaí
Visita ao Memorial da Imigração Japonesa concluiu as atividades do módulo de cultura japonesa do projeto Troca de Saberes

Encerrando as atividades do módulo de cultura japonesa, os participantes do Projeto Troca de Saberes, desenvolvido no Centro de Convivência da Pessoa Idosa da região oeste (CCI Oeste), tiveram uma manhã especial nessa quarta-feira (8). O grupo, com cerca de 30 idosos, foi conhecer o Memorial da Imigração Japonesa, localizado no município de Assaí, a quase 50 km de Londrina.

Conhecido também como Castelo Japonês, o Memorial da Imigração Japonesa de Assaí homenageia a comunidade nipônica, já que a cidade é referência da imigração japonesa no Paraná e no Brasil. No local, o público tem contato com obras de arte, materiais e artefatos relacionados à cultura do café e do algodão, além de painéis fotográficos que retratam a história de Assaí. A estrutura fica no ponto mais alto da cidade, e o prédio possui quatro pavimentos.
Dentro do Projeto Troca de Saberes, o módulo de imersão na cultura japonesa proporcionou, ao longo de encontros semanais, oficinas de gastronomia, danças típicas (bon odori), rodas de conversa e uma festa em celebração à primavera, o “CCI Matsuri”. Agora, após a visita ao Castelo Japonês, o projeto terá continuidade, com novo módulo abordando as culturas de outras nacionalidades.
A coordenadora do CCI Oeste, Rosely Gomes Sonoda, citou que os idosos estavam muito empolgados para este passeio. “Escolhemos esse local pelo tema do módulo vigente, permitindo aos participantes que conheçam um pouco mais da cultura japonesa. Como o castelo é um local turístico, foi um passeio bastante esperado pelos integrantes do projeto”, comentou.
Sonoda acrescentou que as atividades e oficinas do Troca de Saberes não só proporcionam um momento cultural e de lazer para os idosos participantes, como também buscam agregar seus familiares e amigos. “É uma iniciativa que possibilita a troca de conhecimentos entre as diferentes faixas etárias, além de contribuir para a valorização e transmissão do conhecimento das pessoas idosas de uma forma agradável e divertida. E nesses encontros, ocorre a integração e a socialização entre os participantes”, frisou.

Ao conferir de perto o acervo do Castelo Japonês, os idosos tiveram a oportunidade de relembrar de seu próprio passado. Foi o caso do aposentado Lauro Gama, de 74 anos. Gama trabalhou em Assaí no ano de 1988, mas ainda não tinha tido a oportunidade de visitar o Memorial, inaugurado em 2018. “Fiz muita eletrificação rural e urbana aqui na cidade, mas ainda não conhecia esse espaço. E fiquei muito feliz em poder voltar aqui, com o pessoal do CCI”, comentou.
Para viabilizar o passeio, a Secretaria Municipal do Idoso cedeu o ônibus que transportou os 31 participantes, além de fornecer um kit de lanche. A secretária da pasta, Andrea Ramondini Danelon, destacou que, dentro do Troca de Saberes, essa é uma fase que contempla a valorização da cultura e vivência das pessoas idosas, imergindo em culturas diversificadas.
Além disso, por meio da intergeracionalidade, o Troca de Saberes propicia a integração das pessoas idosas, valorizando e estimulando a qualidade de vida, complementou Ramondini. “Agradecemos a todos os parceiros e órgãos municipais envolvidos, e a colaboração de outros municípios, como a Prefeitura de Assaí. Graças à sua contribuição, foi possível promovermos o intercâmbio e a convivência, integrando as equipes e os serviços referenciados, na promoção das políticas relacionadas a longevidade”, finalizou a secretária.