Cidadão

VII Conferência Municipal da Educação inicia nesta sexta-feira (17)

O evento tem como objetivo avaliar as políticas públicas de educação, além de eleger 50% dos novos membros que irão compor o CMEL

Nesta sexta-feira (17) tem início a VIII Conferência Municipal da Educação. A solenidade de abertura começa às 18h no Anfiteatro Cyro Gomes do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Das 17h às 20h vai ocorrer, no mesmo local, o credenciamento dos 89 delegados eleitos nas pré-conferências, e inscrições de pessoas da comunidade em geral, interessadas na educação e que queiram assistir.

O evento, uma realização do Conselho Municipal de Educação de Londrina (CMEL) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), vai avaliar as políticas públicas de educação, além de discutir e votar as mudanças no Plano Municipal Decenal de Educação, que é a Lei nº 12.291 de 2015. O tema principal é: “Avaliação do PME-Plano Municipal de Educação: Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação”. A conferência também vai recuperar o que já foi feito nas pré-conferências, escolher 50% dos conselheiros do Conselho Municipal de Educação para o período de 2024 a 2027 e completar os lugares que estão vagos para o mandato de 2022 a 2025.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a conferência é um espaço importante de gestão democrática. “A gente fortalece a escuta de todos os atores movidos na educação em Londrina. A Secretaria Municipal de Educação se empenhou, junto com o Conselho, para fazer esse evento proporcionar uma reflexão da história da educação”, afirmou.

O presidente do CMEL, João Marcos Machuca de Lima, explicou que a conferência tem por objetivo fazer uma avaliação do Plano Municipal e discutir tudo o que foi encaminhado das pré-conferências, e todas as metas e estratégias que foram atingidas nos últimos oito anos, caminhando para o final da vigência do Plano. “Além disso, a conferência já é uma preparação para o próximo Plano, que vai ter vigência de 2025 a 2035. Realizamos as pré-conferências no mês de setembro e tivemos uma importante participação da comunidade, envolvendo professores, pais, todos os segmentos representativos”, disse.

Lima também declarou que nesta VIII Conferência serão votadas todas as propostas que foram destacadas durante a etapa preparatória. “Os delegados têm esse papel de fazer a avaliação e propor as emendas nas discussões provenientes das pré-conferências”.

A programação da Conferência Municipal da Educação para essa sexta-feira (17) terá, às 18h30, uma palestra de abertura sobre “Avaliação do PME – Plano Municipal de Educação: Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação”, que será ministrada pela ex-conselheira Vera Lucia Pereira da Silva Moura. Logo depois, às 19h30, será feita a leitura e aprovação do regulamento.

As propostas feitas durante as pré-conferências serão discutidas durante plenária com participação dos 89 delegados. A plenária está prevista para ocorrer em três horários: sexta-feira (17) das 20h às 22h, sábado (18) das 8h às 12h, e sábado à tarde às 13h30. Os delegados estão divididos em quatro segmentos: Usuários da Educação; Trabalhadores na Educação; Prestadores de Serviço na Educação; Administração Pública Municipal.

No sábado (18), às 16h, haverá assembleia de eleição de novos membros do CMEL, para suprimento de vagas referente ao mandato de 2024-2027 e 2022-2025. Serão 26 pessoas eleitas, entre conselheiros titulares e suplentes, divididas entre os quatro segmentos (Usuários da Educação; Trabalhadores na Educação; Prestadores de Serviço na Educação; Administração Pública Municipal). Poderão votar somente os delegados eleitos nas pré-conferências.

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos