Cidadão

Comitê do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa define diretoria

Durante a segunda reunião, realizada nesta quinta-feira (23), também houve a aprovação do Regimento Interno do Comitê Gestor

O Comitê Gestor Municipal do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa de Londrina realizou, nesta quinta-feira (23), eleição para definir sua mesa diretora. A diretoria terá mandato de dois anos, e ao longo desse período irá conduzir as atividades do comitê, que foi instituído por meio do Decreto Municipal n° 966, de 2023, e agrega representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

Foto: SMI / divulgação

A segunda reunião do comitê foi realizada na sede da Secretaria Municipal do Idoso (SMI). Cerca de 20 integrantes do Comitê Gestor Municipal participaram e definiram a seguinte composição para a mesa diretora: presidente Ana Karina Anduchuka (SMI); vice-presidente Elaine Mateus (Instituto Não Me Esqueças); secretária Gleycielle Kawana dos Santos (SMI) e suplente Angela Tomassetti (OAB-PR Subseção Londrina); secretário-executivo Cleir Jorge Brandão (SMI).

Além de eleger a mesa diretora, os representantes também avaliaram e aprovaram o Regimento Interno do comitê, que estabelece, entre os objetivos, articular ações destinadas ao envelhecimento saudável no município. Além disso, deve acompanhar o planejamento de ações, monitorando e avaliando o desenvolvimento das políticas públicas relacionadas à pessoa idosa, respeitando a viabilidade técnica e a capacidade orçamentário-financeira do Município.

Divulgação

Recentemente, Londrina foi oficialmente incorporada ao Programa Internacional Cidade Amiga da Pessoa Idosa, da Organização Mundial de Saúde (OMS)/ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). E caberá aos membros do Comitê Gestor Municipal a atuação em prol dos critérios estabelecidos pelo Programa Internacional para que a cidade proteja e acolha, cada vez mais, a sua população idosa.

A presidente eleita do Comitê Gestor Municipal, Ana Karina Anduchuka, enfatizou que a finalidade desse grupo é pautar e articular a questão da população idosa nas agendas das políticas públicas. “Vamos atuar apontando como cada política pública pode pensar a questão do envelhecimento da população londrinense, como os serviços existentes podem ser melhorados e quais novos serviços precisam ser implementados. E este planejamento fará parte do Plano de Ação do Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa”, adiantou.

O Plano de Ação será a base para articulação do Comitê com as demais secretarias e órgãos municipais, além da SMI. “Esta reunião foi muito boa e produtiva, e nossa expectativa é que vá resultar em um trabalho de grande relevância para o município”, complementou Anduchuka.

A lista completa de integrantes do Comitê Gestor Municipal do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa está disponível no Portal da Prefeitura, na página da SMI.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos