Comitê do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa define diretoria
Durante a segunda reunião, realizada nesta quinta-feira (23), também houve a aprovação do Regimento Interno do Comitê Gestor

O Comitê Gestor Municipal do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa de Londrina realizou, nesta quinta-feira (23), eleição para definir sua mesa diretora. A diretoria terá mandato de dois anos, e ao longo desse período irá conduzir as atividades do comitê, que foi instituído por meio do Decreto Municipal n° 966, de 2023, e agrega representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

A segunda reunião do comitê foi realizada na sede da Secretaria Municipal do Idoso (SMI). Cerca de 20 integrantes do Comitê Gestor Municipal participaram e definiram a seguinte composição para a mesa diretora: presidente Ana Karina Anduchuka (SMI); vice-presidente Elaine Mateus (Instituto Não Me Esqueças); secretária Gleycielle Kawana dos Santos (SMI) e suplente Angela Tomassetti (OAB-PR Subseção Londrina); secretário-executivo Cleir Jorge Brandão (SMI).
Além de eleger a mesa diretora, os representantes também avaliaram e aprovaram o Regimento Interno do comitê, que estabelece, entre os objetivos, articular ações destinadas ao envelhecimento saudável no município. Além disso, deve acompanhar o planejamento de ações, monitorando e avaliando o desenvolvimento das políticas públicas relacionadas à pessoa idosa, respeitando a viabilidade técnica e a capacidade orçamentário-financeira do Município.

Recentemente, Londrina foi oficialmente incorporada ao Programa Internacional Cidade Amiga da Pessoa Idosa, da Organização Mundial de Saúde (OMS)/ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). E caberá aos membros do Comitê Gestor Municipal a atuação em prol dos critérios estabelecidos pelo Programa Internacional para que a cidade proteja e acolha, cada vez mais, a sua população idosa.
A presidente eleita do Comitê Gestor Municipal, Ana Karina Anduchuka, enfatizou que a finalidade desse grupo é pautar e articular a questão da população idosa nas agendas das políticas públicas. “Vamos atuar apontando como cada política pública pode pensar a questão do envelhecimento da população londrinense, como os serviços existentes podem ser melhorados e quais novos serviços precisam ser implementados. E este planejamento fará parte do Plano de Ação do Programa Cidade e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa”, adiantou.
O Plano de Ação será a base para articulação do Comitê com as demais secretarias e órgãos municipais, além da SMI. “Esta reunião foi muito boa e produtiva, e nossa expectativa é que vá resultar em um trabalho de grande relevância para o município”, complementou Anduchuka.
A lista completa de integrantes do Comitê Gestor Municipal do Programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa está disponível no Portal da Prefeitura, na página da SMI.