Segurança no trânsito é tema de apresentações teatrais nos distritos de Londrina
Espetáculo da CMTU deve passar por todas as comunidades rurais do município até a primeira quinzena de dezembro

Na última quinta-feira (23), alunos da Escola Municipal Luiz Marques Castelo, que atende 230 crianças com idades entre 4 e 10 anos no distrito de Espírito Santo, região sul de Londrina, tiveram a oportunidade de aprender sobre segurança no trânsito de forma lúdica e interativa. Eles assistiram a uma apresentação dos personagens em fantoche Nina e Enzo, além dos palhaços Irene Sirene e João Direção, que integram a turma Amigos do Trânsito.
A encenação faz parte do projeto Arte nas Escolas, desenvolvido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para dialogar com os pequenos sobre a importância da faixa de pedestres, o uso do assento de elevação e do cinto de segurança, o significado das placas de sinalização e das cores do semáforo, as formas mais seguras de caminhar de casa até a escola, entre outros pontos.
Com brincadeiras, músicas e momentos cômicos, o espetáculo buscou despertar entre os meninos e meninas uma reflexão acerca do cotidiano das ruas, chamando atenção para a importância de que os ensinamentos fossem compartilhados com os responsáveis no ambiente doméstico.
O estudante Lucas Francisco, de 10 anos, reside em uma região de chácaras e contou que sempre passeia de carro com os pais. Ele disse que, durante a apresentação do teatro, aprendeu que deve sempre olhar para os dois lados antes de atravessar a via. “A gente tem que ver quantas vezes for preciso e então sinalizar com a mão para pedir passagem”, explicou.
Questionado sobre quais comportamentos pretende adotar nas ruas quando for adulto, o menino afirmou que deseja ter cuidado com consigo e com os pedestres. “Quando eu crescer e dirigir, vou pensar no próximo, porque, se alguém batesse em mim com o carro, não ia ser nada bom. Também vou usar o cinto para não acontecer nenhum acidente”, antecipou.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Ana Luiza Henriques, um dos maiores desafios da instituição na área de segurança viária é a proximidade com a PR-538. “Por ser uma rodovia, desperta preocupação entre nós, educadores. Muitas vezes os motoristas passam por aqui em alta velocidade e isso nos deixa muito apreensivos. Então, acho que a visita da CMTU serviu para reforçar entre as crianças uma necessidade de autopreservação e cuidado. É uma vivência que elas levam para o futuro e ainda transmitem às famílias”, afirmou.
A diretora Josiane Brusti Kosteski, que há sete anos atua na rede municipal de ensino, considera um avanço a inserção da educação no trânsito nas salas de aula dos distritos. “Às vezes, as informações de segurança não chegam aos alunos da área rural tanto quanto aos da zona urbana. E essas crianças moram em sítios, muitas vezes utilizando tratores e caminhões como meio de transporte. Então, essa parceria é muito importante, pois considera as particularidades da região”, avaliou.
O gerente de comunicação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, contou que o espetáculo teatral da companhia está em turnê pelo perímetro rural de Londrina desde outubro. A iniciativa já passou por Lerroville, Warta, Guaravera, Patrimônio Selva, Paiquerê, Espírito Santo, além dos assentamentos Eli Vive I e II. A expectativa é que, até o fim da primeira quinzena de dezembro, Irerê, Maravilha e Guairacá também sejam atendidos. No acumulado do ano, foram contempladas 29 escolas até agora.
Apesar de ter sido especialmente elaborada para instituições de ensino, a montagem já foi encenada em edifícios residenciais, empresas, associações e outros grupos. Para solicitar a apresentação, os interessados podem entrar em contato pelo formulário disponibilizado no endereço cmtu.londrina.pr.gov.br, na aba educação no trânsito. Mais informações podem ser obtidas pelo número (43) 3379-7609.