Londrina tem terceira edição da Marcha das Vadias neste sábado
Com o tema “O Machismo Mata”, manifestação ocorre a partir do meio-dia no Calçadão; 800 pessoas confirmaram presença pelo facebook
Londrina terá pelo terceiro ano consecutivo a realização da Marcha das Vadias, evento que tem apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Será neste sábado (9) a partir do meio-dia, no calçadão. A concentração será feita em frente ao Banco do Brasil e a caminhada seguirá até a Concha Acústica. O cerne da manifestação é combater e denunciar as práticas de violência contra as mulheres. Este ano, o tema é “O Machismo Mata”.
Segundo a assessora da Secretaria, Elaine Galvão, a importância em apoiar a manifestação consiste na necessidade de se trabalhar a prevenção e o combate da violência sofrida pelas mulheres. Ela ressalta que é essencial chamar a atenção das pessoas para essas questões. “No Brasil, ainda há uma cultura do estupro em que as mulheres são responsabilizadas pela própria violência que sofrem. A sociedade costuma justificar tais atos violentos por um suposto comportamento inadequado do sexo feminino, o que acaba legitimando a violência”, afirma.
A Marcha das Vadias é um evento que se fortaleceu no Brasil nos últimos anos e hoje é realizado em várias cidades do país. Em Londrina, a primeira edição ocorreu em 2012, reunindo cerca de 600 pessoas no centro da cidade. Já em 2013, o evento contou com mais participantes e a manifestação reuniu pessoas de diversos gêneros para protestar e reivindicar com cartazes, pinturas no corpo, música e outras formas de expressão artística. Para esta terceira edição, mais de 800 pessoas já confirmaram presença em uma página do facebook.
De acordo com Elaine Galvão, os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres alinham-se com o objetivo principal da Marcha das Vadias. “A ideia é mudar essa lógica de culpabilização da vítima por meio do combate e conscientização sobre a violência”, conclui.




