Destaques

Prefeitura investe na formação de professores

Capacitação professores

Profissionais recebem formação continuada em diversas áreas como no Apoio Educacional Especializado, ciclo de palestras, escola de gestores

 

Prefeitura investe na formação de professoresA Prefeitura de Londrina está investindo cada vez mais na qualificação dos professores da rede pública. Atualmente há 672 professores trabalhando nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e outros 3.084 atuando no ensino fundamental. Juntos, eles totalizam 3.756 professores. Além destes, também fazem parte da rede de ensino os profissionais das unidades filantrópicas, que são dos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Para que os professores prestem um serviço cada vez melhor, a Secretaria de Educação está desenvolvendo diversos trabalhos em prol da formação continuada de seus servidores. Um deles é a Escola de Gestores.

Escola de Gestores, uma inovação

Assim como é importante cuidar dos estudantes, a Secretaria de Educação entende que é preciso investir nos professores. Por isso, uma das iniciativas bem sucedidas da gestão Kireeff foi a implementação da Escola de Gestores. Desde o início deste ano, 388 profissionais da educação entre diretores, auxiliares de direção, supervisores, auxiliares de supervisão e professores ou representantes das unidades escolares, dos CMEIs e dos CEIs estão sendo capacitados.

De acordo com a secretária de Educação, Janet Thomas, com a Escola de Gestores o Município pretende desenvolver a formação continuada dos profissionais como uma política pública municipal. Para isso, há aulas sobre gestão escolar nas dimensões pedagógica, financeira e administrativa. Ao todo, são 80 horas de atividades presenciais e semipresenciais desenvolvidas com os professores. No ano passado, cerca de 800 educadores participaram da capacitação para concorrer ao cargo de diretores.

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Outra forma de dar a formação continuada aos servidores municipais da Educação é através do Sistema Livre Gratuito de Gestão de Aprendizagem (Moodle). O objetivo da Secretaria de Educação é facilitar a formação dos professores com aulas à distância. Atualmente são 1.262 professores que estão conectados ao ambiente virtual e participando de capacitações. O AVA passou por uma reformulação e atualização e, em 2013, conquistou, finalmente, seu reconhecimento e consolidação.

No ano passado, os formadores da secretaria participaram de cursos para docência on-line, que totalizaram cerca de 200 horas de aulas semipresenciais. Neste período, o projeto concorreu a uma premiação em âmbito nacional e foi contemplado pelo “Programa Talentos da Educação”, que é patrocinado pela Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos.

Apoio Educacional Especializado

Além da capacitação à distância, a gestão Kireeff reestruturou a Equipe de Apoio Educacional Especializado, para garantir agilidade nas avaliações psicoeducacionais de alunos com indicativos de necessidades educacionais especiais e garantir o direito a todos de inclusão à educação especializada.

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação firmou uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para ofertar a formação continuada mensal a 75 professores que realizam o atendimento educacional especializado. Esta ação ajuda os profissionais a melhorar a qualidade dos atendimentos aos 704 alunos matriculados nas salas de recursos multifunaionais, além daqueles de inclusão.

Os professores da UEL e outros profissionais são convidados para trabalhar temas específicos com os professores da rede como, por exemplo, sobre os transtornos de desenvolvimento, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou não (TDAH), Altas Habilidades de Superdotação, entre outros.

De acordo com a gerente de Apoio Especializado, Cristina Sola, todos os alunos de inclusão, independente de sua participação nas salas de recursos multifuncionais, participam das atividades e recebem o apoio especializado. “A formação continuada é necessária, porque ajuda os profissionais a desenvolverem atividades de estimulação para o desenvolvimento de importantes habilidades para o desenvolvimento das crianças, além de ajudar os professores nas atividades de reforço pedagógico e no contraturno”, disse.

Ciclo de palestras

Outra ação que está recebendo atenção da atual administração diz respeito ao aperfeiçoamento dos professores dos CEIs e dos CMEIS através de palestras. Os profissionais estão participando de ciclos de palestras, que têm como objetivo refletir a prática de ensino na educação infantil e dar embasamento teórico à ação docente. Por meio das palestras, a Secretaria de Educação aperfeiçoa o conhecimento de seus professores, o que se reflete na melhor educação ofertada pela rede municipal.

O Ciclo de Palestras da Educação Infantil foi criado no ano passado e aborda temas selecionados a partir das necessidades e sugestões dos próprios professores. Os palestrantes são profissionais de diversas áreas de atuação, que gentilmente colaboram com a melhoria da qualidade da educação de Londrina. As palestras acontecem sempre no período noturno.

Fórum de Educação Infantil

O Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar) também é uma ação que recebe o apoio da Secretaria de Educação de Londrina. Isto porque, no ano passado, a secretaria trouxe a I Jornada do Feipar para a cidade. Este ano, a II Jornada está acontecendo em Rolândia e conta com a participação 250 pessoas de Londrina e outros 18 municípios, onde todos realizam debates teóricos.

O Feipar é uma organização do movimento social da educação infantil do Estado que objetiva aprimorar a formação científica e política, e contribuir com a formação continuada dos professores e gestores da educação infantil. A Gerência de Educação Infantil de Londrina faz parte da comissão organizadora do Fórum.

Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental

Todas as iniciativas desenvolvidas pela administração atual levam em consideração a importância da articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental. A secretária de Educação explicou que este item é enfatizado durante a formação de professores e diretores da rede. “Educação Infantil e Ensino fundamental buscam saberes que são inerentes ao desenvolvimento humano e fazem parte de sua trajetória de apropriações. Acreditamos que é possível garantir um processo de ensino e aprendizagem sem rupturas, que repeite o desenvolvimento e ritmo das crianças”, explicou Janet.

Escola de Formação de Colegiados Escolares

A “Escola de Formação dos Colegiados Escolares” é uma proposta de capacitação que oferece aos integrantes dos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres (APM) e das Associações de Pais e Funcionários (APF) a compreensão sobre o que é o Conselho Escolar e as APM ou APF e a sua importância. Isso permite entender o papel que todos assumem no processo de construção de uma escola de qualidade.

A intenção é garantir o fortalecimento dos colegiados e incentivar a participação efetiva da comunidade nos processos educacionais. São convidados a participar os membros dos Conselhos Escolares e das APMs e APFs das 103 unidades escolares, pois oito unidades novas estão em processo de implantação destes colegiados.

 

Fotos arquivo N.Com

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos