Veja a programação do Londrix para esta terça-feira
Debates, lançamentos de livros e contação de histórias são algumas das atrações do festival
A terça-feira (9) começa com Sarauzinho no SESI, às 10h00, para crianças de todas as idades. O programa oferece poesia e contação de histórias. Haverá outra sessão no mesmo local, às 15h00.
Às 14h00, na Vila Cemitério de Automóveis, a CIA L2 ministra a oficina Poesia-Corpo. A abordagem trata sobre os modos de agir e a percepção corpo-espaço através do compromisso com o movimento. Há também uma reflexão sobre os limites corporais. O evento está aberto ao público na faixa etária a partir de 14 anos, e a inscrição custa R$ 25,00.
A programação continua às 18h00, com o Café das Letras. O tema do café é a literatura feita por mulheres, com destaque para o lançamento da obra Mulher, poesia e música no tempo dos trovadores e dos cantadores modernos, de Claudia Sabbag Ozawa Galindo. Haverá lançamentos de outros livros e bate-papos com autores. O evento contará com a presença das professoras e pesquisadoras Jacicarla Souza e Suely Leite.
A noite começa com debate na UEL (sala 101 do CCH), às 19h30, entre os dramaturgos londrinenses Mario Bortolotto e Mauricio Arruda Mendonça. Com mediação de Sonia Pascolati, os autores falam sobre a trajetória do teatro de Londrina ao longo das últimas décadas, suas peculiaridades e novas perspectivas.Também haverá a leitura dramática de trechos de “O Diário das Crianças do Velho Quarteirão”.
Às 20h00, no Cemitério de Automóveis, as escritoras Karen Debértolis e Cíntia Moscovich promovem o debate “A Vida dentro da Palavra”, onde conversam com Samantha Abreu sobre como a literatura fincou raízes em suas vidas e sobre como suas vidas cabem dentro das palavras. As autoras também investigam, através da ótica feminina, as relações entre as experiências pessoais e a arte da escrita. A entrada é gratuita. Cíntia Moscovich é gaúcha, publicou sete obras, entre contos e romances, tendo sido premiada em vários países. O último de seus livros, “Essa coisa brilhante que é a chuva” foi vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013 e será lançado também no Londrix. Karen Debértolis é londrinense e autora de quatro livros. Foi premiada nas categorias de literatura do Jornal Nicolau (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná) e do Trem das Onze, da Rádio UEL FM. Gravou o CD de poesia “A mulher das palavras”. Tem um programa de literatura e cultura na Rádio Alma.
O dia encerra às 21h30, no Cemitério de Automóveis, com a performance Curto Circuito, da Cia L2.
Londrix
O Londrix está entre os projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Conta com apoio da Universidade Estadual de Londrina, que contribui fornecendo curadores para o festival, alocando espaços para a realização de eventos (como debates e venda de livros locais) e ajudando na organização da campanha “Leia Londrina”.