Rogério Romero fala de benefícios dos Jogos
Um ganhador de medalhas de ouro analisa os Jogos Escolares e elogia Londrina pela organização
Rogério Aoki Romero, que nasceu em Londrina, tem uma trajetória de sucesso na Natação com duas medalhas de ouro em Pan-Americanos (200 metros costas e 4×100 metros medley) e medalhas de prata e bronze em Jogos Olímpicos. É o único nadador brasileiro finalista olímpico em quatro edições dos Jogos Mundiais. É o primeiro do mundo a participar de cinco edições dos Jogos Olímpicos (1988, 1992, 1996, 2000 e 2004). Disputou finais em vários países. Rogério Romero é gestor de esporte e lazer, secretário Adjunto de Turismo do governo de Minas Gerais e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores de Esporte e Lazer.
Nessas condições, e lastreado em experiências, Romero faz parte da delegação de Minas que está em Londrina participando dos jogos Escolares da Juventude. É também nessas condições – e com o olhar crítico e colaborador – que Romero fala da importância do esporte para formação do caráter das pessoas. Ao mesmo tempo em que aprova a organização dos jogos em Londrina. Aprova, vibra muito e elogia. No sábado, enquanto dava entrevista e acompanhava a equipe mineira nas piscinas da AREL, Romero ligou para o prefeito Alexandre Kireeff; era para cumprimentar pelo sucesso e organização do evento.
Rogério já havia acompanhado etapas dos jogos em capitais e em Poços de Caldas (MG). O impacto do evento no interior é muito forte e a mudança no comportamento e atitude dos jovens, é imensurável, segundo o medalhista.
Visão de um grande campeão sobre os jogos
Disciplina, respeito ao próximo e seus direitos, solidariedade, novas amizades. Tudo isso sem perder de vista o fator competitivo dos jogos. Pergunta: quando um garoto do interior do Pará poderia fazer amizade com um do interior do Rio Grande do Sul, se não fossem os jogos? Poderia usar outros exemplos: uma garota do Paraná ou Santa Cataria teria chance de fazer amizade com uma do interior do Amazonas. Sotaque e diversidades culturais.
São essas oportunidades que Rogério Romero valoriza. Valores intangíveis. Se não se faz atletas de rendimento, pelo menos se dá cidadania. A maioria dos participantes vem de escolas públicas – como é o caso de Minas Gerais — e, não fossem os jogos, jamais teriam acesso a estas oportunidades. Na cena dos jogos um apoio importante, a logística, tudo funcionando bem; ele cita até a presença da guarda municipal.
Mirando as olimpíadas
Os jogos escolares remetem para olimpíadas. Muitos dos participantes dos Jogos Escolares da Juventude, que se realizam em Londrina, estão de olho em Olimpíadas. As próximas Olimpíadas Mundiais e que serão realizadas no Brasil, são motivo de entusiasmo, mas futuras olimpíadas também estão na mente dos adolescentes de hoje. Eles se espelham nos grandes atletas medalhistas. Esportes e estudos ajudam a formar cidadãos conscientes que dedicam seu tempo aos estudos e treinos.
Diante de tantos benefícios sociais e culturais imediatos, no médio e longo prazos, não seria necessário falar sobre o retorno econômico, mas eles se expressam em números significativos, basta observar a movimentação da cidade, hospedagem, restaurantes e outros. Londrina banca R$ 2,7 milhões, analisados e aprovados pela Câmara, mas recebe investimentos de R$ 7 milhões de reais do Governo Federal e seus parceiros. Além desses valores os participantes de todas as delegações e seus acompanhantes gastam no comércio e isto são receitas para o município.
Algumas das conquistas do londrinense Romero
Esteve nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, em Seul, onde ficou em 8º lugar nos 200 metros costas 4.
Nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, ele obteve a medalha de ouro nos 200 metros costas5 ficou em 5º nos 100 metros costas6.
Romero esteve nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, em Barcelona; ficou em 10º lugar nos 200 m costas e 21º nos 100 m costas.
Participando do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 1994, em setembro, em Roma obteve o 12º Lugar nos 200m costas7.
Nos Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar Del Plata, ele obteve a medalha de prata nos 4×100 m medley, e o bronze. Terminou em 4º Nos 100m costas9.
Romero esteve nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, em Atlanta, onde ficou em 15º lugar nos 200m costas10.
Participou do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 1988, em Perth; obteve o 13º.
Esteve nos Jogos Olímpicos de Verão de 2000 em Sydney, onde ficou em 7º lugar nos 200 m costas.
Em Moscou participou do Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, em 2002. Ficou em 21º lugar nos 100 m costas.
No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2003, em Barcelona, ficou em 26º nos 200 m costas. (Fonte Internet).