Guarda Municipal socorre agressor que se feriu após descumprir medida protetiva
A vítima acionou a central de emergência 153 assim que seu filho proferiu ameaças contra ela; o homem cortou o próprio pescoço depois de receber voz de abordagem
A central de emergência 153 da Guarda Municipal (GM) foi acionada por volta das 18h de quarta-feira (20), para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva em uma casa localizada no Conjunto Avelino Vieira, região oeste da cidade. A vítima informou que seu filho havia invadido a sua residência e proferido ameaças, porém ela conseguiu fugir do local e se abrigar na casa de uma vizinha para pedir ajuda.
Imediatamente, uma equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE) da GM foi encaminhada até o endereço. Os guardas encontraram a solicitante e, após constatarem que ela estava bem, foram até a casa dela para localizar o agressor. O homem foi localizado na garagem da casa e recebeu voz de abordagem, porém desobedeceu e pulou um muro.
Na sequência, o suspeito foi localizado pela equipe e estava com um pedaço de caco de vidro nas mãos, objeto que utilizou para se ferir na região do pescoço, no lado direito, próximo à artéria, causando grande sangramento.
Os guardas iniciaram os procedimentos de primeiros socorros, utilizando uma toalha para estancar o ferimento. Enquanto isso, outro guarda pediu apoio médico por meio do rádio institucional. Em seguida, outras equipes da Guarda Municipal foram até o endereço com equipamentos institucionais de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e iniciaram o socorro.
Os guardas municipais utilizaram celox, curativo de gaze hemostático para estancar o sangramento severo; manta térmica para manter a temperatura corporal e cânula nasal para facilitar a respiração do agressor, pois ele estava reclamando que estava com dificuldade de respirar. O procedimento foi mantido até a chegado socorro especializado por parte dos socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O agressor foi encaminhado para o Hospital Universitário, onde permaneceu escoltado para, posteriormente, ser encaminhado para a delegacia de plantão e responder pelo crime de descumprimento de medida protetiva.
Mandado de prisão
Uma equipe da Guarda Municipal realizava ronda pelo entorno do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), por volta das 12h de ontem (20), quando visualizou uma mulher em atitude suspeita na Praça dos Viajantes, localizada ao lado do próprio público.
Os guardas deram voz de abordagem e, ao verificar as informações no sistema, identificaram que havia um mandado de prisão em aberto no nome da mulher. A equipe realizou o cumprimento da ordem judicial e a encaminhou para o setor de triagem da Polícia Penal do Paraná.
Fiscalização de trânsito
Uma equipe da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal realizava ronda pelo Terminal Rodoviário na madrugada desta quinta-feira (21), por volta da 1h50, em cumprimento à ordem de serviço para intensificação da segurança do local, quando flagrou uma motocicleta e um carro estacionados irregularmente na área destinada ao embarque e desembarque de passageiros.
Em consulta ao sistema, a equipe constatou que a motocicleta possuía débitos de R$5.647,60. O carro constou R$ 24.323,77 em débitos. Durante a fiscalização o condutor do carro apareceu e, após consulta, os guardas identificaram que a habilitação dele estava com pendência de reciclagem. Devido aos fatos flagrados a equipe lavrou os autos de infração de trânsito correspondentes e fez o recolhimento dos veículos ao pátio municipal.