Guarda Municipal reforça fiscalização da lei seca municipal nas ruas da região central
Na madrugada de sábado para domingo 14 pessoas foram autuadas por consumo de bebida alcoólica em via pública; veja outros atendimentos prestados no final de semana
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), através da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos principais atendimentos e serviços prestados à comunidade londrinense durante o final de semana, entre os dias 12 e 14 de janeiro.
Após a realização de uma ação de fiscalização da lei seca municipal 12.744/2018, na madrugada de domingo (14), as equipes da GM flagraram 11 pessoas consumindo bebida alcoólica em via pública (rua Paranaguá). Todos foram autuados conforme prevê a legislação municipal. Outras três pessoas também foram autuadas por causar embaraço à fiscalização.
Violência doméstica
A Guarda Municipal de Londrina foi acionada no começo da manhã de sexta-feira (12) para atender uma denúncia de violência contra mulher em uma residência localizada no conjunto Vivi Xavier, região norte. A vítima informou que seu marido havia chegado em sua casa durante a madrugada com sinais de embriaguez, bastante alterado e proferindo xingamentos contra ela.
A solicitante informou ainda que por volta das 6h, o homem havia pegado uma arma de fogo, feito um disparo em via pública, e em seguida guardou o objeto e se evadiu. No local, a equipe de guardas municipais coletou mais informações a respeito do suspeito e, logo depois, ela autorizou os guardas entrarem na casa para tentar localizar a arma.
Nos fundos da residência, em uma edícula, os GMs localizaram a arma de fogo, uma pistola calibre 36 e mais 22 munições, sendo 20 para arma encontrada, e outras duas de calibre 44. Os objetos não tinham documentação e foram apreendidos.
Os guardas municipais prestaram orientações sobre a solicitação da medida protetiva de urgência e encaminharam a vítima para a Delegacia da Mulher. Na delegacia, o suspeito ligou para a vítima de dentro da casa. Outra equipe foi até o endereço e conseguiu localizar e dar voz de prisão ao homem. Devido aos fatos ele foi encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil.
Trânsito
A Guarda Municipal realizou um bloqueio fiscalizatório, durante a noite de sábado (13), na rua Faria Lima próximo ao número 1570. Ao todo 43 veículos foram fiscalizados, 30 carros e 13 motos, resultando na lavratura de 26 autos de infração de trânsito, e no recolhimento de três motos e três carros ao pátio municipal.
Por volta das 23h40 de sábado (13), uma equipe da GM atendeu uma denúncia informando sobre um veículo estacionado em frente à guia rebaixada de uma residência localizada na rua Grafita, região leste, impedindo a entrada e saída de veículos. Durante a consulta os guardas identificaram que havia mais de R$14 mil reais em débitos e irregularidade na placa. Devido aos fatos o carro foi recolhido ao pátio municipal.
Na madrugada de domingo (14), por volta de 1h30, uma equipe da GM que realizava ronda preventiva pelo entorno do Clube Maria Cecília, região norte, quando visualizou um motociclista conduzindo o veículo sem os retrovisores e deu voz de abordagem.
Durante a verificação foi possível identificar que havia débitos referentes ao não pagamento das taxas de licenciamento, e que inclusive o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou seja, não poderia estar pilotando a moto. Devido aos fatos foram lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes e feito o recolhimento ao pátio municipal.
Achado de entorpecente
A equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Londrina, realizava patrulhamento preventivo pelas imediações dos prédios públicos municipais (UBS e escola) do Jardim Jamile Dequech no final da manhã de domingo (14), quando visualizou algumas embalagens utilizadas para armazenar entorpecentes caídas em uma mata perto da escola, ponto conhecido pelas equipes por ser esconderijo de drogas.
Devido à suspeita, os guardas empregaram os cães farejadores Kadu e Gaya para realizar buscas. Na sequência foram encontradas 279 porções de entorpecentes, 229 de maconha (498 gramas), 50 pedras de crack (20 gramas), e uma balança. Os objetos foram localizados amarrados em algumas árvores. Devido aos fatos as substâncias foram recolhidas e encaminhadas para a delegacia de plantão.
Mandado de prisão
Uma equipe da Guarda Municipal localizou um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas, durante a manhã de ontem (14), após abordagem na Praça Dom Pedro I, jardim Shangrilá. Em cumprimento à ordem judicial, os guardas encaminharam o foragido para o Centro Integrado de Triagem de Londrina (CITL).
Adolescentes apreendidos
Por volta das 4h desta segunda-feira (15), uma equipe da Guarda Municipal em deslocamento pela avenida Juscelino Kubitscheck, próximo ao cruzamento com a avenida Dez de Dezembro, visualizou uma motocicleta com dois rapazes que a verem a viatura se aproximar, saíram rapidamente levantando suspeita.
Os guardas deram voz de abordagem, porém eles não acataram. Posteriormente, a equipe conseguiu abordar e identificou que os rapazes eram adolescentes. Devido aos fatos ambos foram apreendidos e encaminhados para a delegacia de plantão. Foram lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes às irregularidades e em seguida feito o recolhimento da moto ao pátio municipal.
Demais atendimentos
O serviço de segurança pública foi intensificado ao redor das unidades de saúde, áreas de lazer, centros esportivos, praças, entre outros locais onde havia concentração de pessoas. A Guarda Municipal segue à disposição da população por meio do aplicativo 153 cidadão, ou pelo telefone de emergência 153.