Biblioteca do CEU e CRAS Oeste B promovem contação de história nesta quinta-feira (18)
O evento será às 14h, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), e faz parte do projeto “Janeiro no Cras”

Promovido pela Prefeitura de Londrina, via parceria entre Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste B, será realizada nesta quinta-feira (18), às 14h, a contação de história do livro “Era uma vez um gato xadrez”, de Bia Vilela. Outra história abordada será “O imperador e a semente”, um conto folclórico oriental, e ainda haverá uma proposta de atividade interativa e criativa feita junto aos ouvintes, durante o próprio evento, sob a chamada “Um conto novo: uma história coletiva”. A programação faz parte do projeto “Janeiro no Cras”, iniciativa do CRAS Oeste B.
O evento, gratuito e aberto para todos os públicos, será na Praça do CEU ( Rua Ângelo Gaiotto, s.n, Jardim Santa Rita I) e terá a mediação da estudante de graduação em biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Cláudia Constantino, que também foi a responsável por escolher o livro trabalhado.
Constantino contou que a obra “Era uma vez um gato xadrez” foi uma das primeiras histórias infantis que leu depois de adulta. “A história me ajudou a redescobrir quanto uma leitura pode ser simples e prazerosa. Ela conta, por meio de rimas, as cores dos gatos e suas travessuras, desde as cores mais óbvias como o preto e o branco, até as mais imaginárias como o azul e o rosa. É um texto curto, mas com um encanto que abraça crianças e adultos”, explicou.

A estudante de biblioteconomia também falou sobre a escolha dos outro livro abordado. “Em ‘O imperador e a semente’, um conto oriental, temos uma história que eu ouvi há algum tempo e que fala sobre virtude e verdade, algo atemporal”, disse ela. Depois de abordar os dois livros, Constantino propõe a ideia de, juntamente com os ouvintes presentes, criar uma nova história, estimulando a interpretação e criatividade do público.
Para a Biblioteca do CEU, que recebe a ação, o evento tem importância de promover e colocar a comunidade em contato com a leitura, estimulando este hábito. A mesma ação volta a se repetir na segunda-feira, dia 29 deste mês, também na Praça do CEU, com a contação das mesmas histórias.
O projeto “Janeiro no CRAS”, onde essas atividades estão inseridas, é uma iniciativa do CRAS Oeste B e foi pensado para que as crianças que estão de férias possam ir ao CRAS com seus responsáveis. O projeto é voltado a toda comunidade conta com programação até o fim do mês de janeiro com atividades como cinema e oficina de jogos.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina