Programa Férias na Biblioteca oferece oficina “Versos Fantásticos” nesta terça (16)
A atividade será realizada na Biblioteca Infantil, e é voltada para crianças de 6 a 12 anos; inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3371-6603

Nesta terça-feira (16), a partir das 10h, será realizada a oficina “Versos Fantásticos” na Biblioteca Infantil de Londrina. O público-alvo são crianças de 6 a 12 anos de idade, e a oficina terá duração de duas horas e meia. É necessário fazer inscrições prévias, e para isso os pais ou responsáveis devem entrar em contato pelo telefone (43) 3371-6603. A Biblioteca Infantil fica no prédio da Secretaria de Municipal de Cultura (SMC), na Praça Primeiro de Maio, 110, em frente à Concha Acústica. As inscrições para a atividade são gratuitas.
Quem conduzirá a ação é o jornalista, poeta, consultor e gestor cultural, Valdir Grandini, que coordena o programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, iniciativa que oferece oficinas culturais nas comunidades. A atividade faz parte do programa “Férias na Biblioteca”, realizado pela Diretoria de Bibliotecas da SMC.
Grandini contou que há muito tempo lida com a poesia, e sempre teve muita vontade de estimular as crianças a gostarem do texto poético. Para ele, a melhor maneira de despertar esse interesse em um adulto ou em uma criança é através de atividades práticas, em que os participantes criam as suas próprias poesias. “Me inspirei em uma escola de criação poética que vem da Inglaterra Vitoriana, desenvolvida na década de 1840 por dois autores ingleses que são muito conhecidos na literatura mundial. São eles o Lewis Carroll, autor do livro Alice no País das Maravilhas, e o Edward Lear, que era um ilustrador e também escritor, conhecido por criar versos do tipo limericks”.
O ministrante conta ainda que essa sequência de exercícios começa com um contato inicial, em que a criança vai aprender o que é a poesia. Nesse momento, também será explicado o que é o nonsense, que muita gente não sabe, mas é uma linguagem poética criada para crianças. “As crianças vão brincar com sacos mágicos para criar poemas. Esses recipientes contêm papéis com frases que elas vão retirando, lendo, entendendo de uma forma engraçada e entrando na brincadeira. São frases aleatórias, que formam textos poéticos dotados de uma linguagem bem criativa e divertida”, cita.
Texto: Daiane Dutra, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N. Com) da Prefeitura de Londrina.