Guarda Municipal apreende em blitz de trânsito adolescentes dirigindo veículo furtado
Os rapazes utilizaram uma chave micha para cometer o ato e confessaram o crime; GM também apreendeu drogas e fiscalizou o trânsito em outras ocorrências
No começo da madrugada desta terça-feira (16), por volta da 1h, guardas municipais conseguiram apreender um carro furtado na região norte de Londrina. Os agentes realizavam ação de fiscalização de trânsito quando visualizaram um veículo branco se aproximando, e, ao perceberem que o carro seria vistoriado, os ocupantes desembarcaram e tentaram fugir.
A equipe de apoio conseguiu abordá-los. Dois adolescentes informaram aos guardas municipais que furtaram o carro na noite anterior, próximo ao anfiteatro do Zerão, e teriam escondido para poder utilizar posteriormente. Durante vistoria no veículo, foi constatado que eles utilizaram uma chave micha feita com um garfo para poder ligá-lo.
Ambos receberam voz de apreensão e foram levados para a delegacia de plantão. Eles irão responder pelo ato infracional análogo ao crime de furto qualificado. O carro também foi levado para a delegacia para, posteriormente, ser devolvido ao proprietário.
Tráfico de drogas
A GM de Londrina, por meio de uma equipe de patrulhamento em motos (GTAM), fazia ronda preventiva pelos próprios públicos da região leste, entre os jardins Meton e Marabá, por volta das 10h de segunda-feira (15), quando avistou um homem em atitude suspeita na rua Noel Rosa, em um local conhecido como ponto de tráfico.
O homem jogou alguns objetos no chão e tentou se evadir do local ao perceber as viaturas se aproximando, porém recebeu voz de abordagem. A equipe localizou uma munição de pistola calibre 380, R$ 20,00 e cinco euros dentro de uma pequena bolsa que estava com ele.
Em seguida, os guardas verificaram o local onde o suspeito havia jogado os objetos e localizaram 13 pinos de cocaína. Ele recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes, foi preso e encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil. No momento da abordagem ele utilizava tornozeleira eletrônica.
A central telefônica da Guarda Municipal recebeu uma chamada por volta das 13h30 de ontem (15), por parte de uma vítima de violência doméstica, informando que o ex-companheiro estava em frente à sua residência provocando uma discussão após ter sido informado que deveria deixar a casa de sua propriedade.
A equipe da Patrulha Maria da Penha mais próxima foi enviada para verificar o caso. Ao chegar no local, os guardas conversaram com a vítima que informou ter sido agredida pelo suspeito no final de semana. Por temer ser agredida novamente, ela disse que queria formalizar a queixa contra ele.
Os dois foram encaminhados para a delegacia de plantão da Polícia Civil para que autoridade policial pudesse avaliar o caso. Os guardas municipais deram orientações para que ela solicitasse uma medida protetiva de urgência, documento judicial que impede o agressor de se aproximar.
Achado de entorpecente
Na noite de segunda-feira (15), por volta das 20h, uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), patrulhava pelo entorno do Centro de Educação Infantil Victória Mazetti Dinardi, região central, quando visualizou um homem em atitude suspeita. Ele viu as motos da GM se aproximando, jogou uma sacola e correu.
Não foi possível realizar a abordagem do suspeito, mas os guardas verificaram a sacola deixada para trás e encontraram 161 porções de entorpecentes (100 pedras de crack, 38 porções de maconha, 23 porções de cocaína), além de R$ 209,00. Por esse motivo, os objetos foram apreendidos e entregues na delegacia de plantão.
Fiscalização de trânsito
As equipes operacionais da Guarda Municipal prosseguem reforçando a segurança das ruas da cidade realizando bloqueios fiscalizatórios a fim de retirar de circulação veículos que podem causar risco à integridade dos cidadãos londrinenses.
Na noite de ontem (15), um bloqueio foi montado na avenida Saul Elkind, próximo ao Cemitério Jardim da Saudade. Ao todo, 45 veículos foram fiscalizados, resultando na remoção de nove carros e duas motocicletas para o pátio municipal, devido às irregularidades na documentação. Os guardas lavraram 33 autos de infração de trânsito.