Férias na Biblioteca traz contação de história de “A semente da Verdade” nesta terça (23)
A atividade será realizada na Biblioteca Infantil e é voltada para crianças de 6 a 10 anos; inscrições podem ser feitas pelo número (43) 3371-6603

Nesta terça-feira (23), às 9h30, a Biblioteca Infantil receberá mais um encontro de contação de história na sua programação de férias, dessa vez abordando o conto “A semente da Verdade”, na versão da autora Patrícia Engel Secco. Quem irá conduzir a narração dessa história, um conto folclórico oriental, será a professora Val Coito.
A entrada é gratuita, tendo como público-alvo crianças de 6 a 10 anos. Para participar é preciso se inscrever pelo número (43) 3371-6603. A Biblioteca fica no prédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), na Praça 1° de maio, 110, Centro, em frente à Concha Acústica.
A contadora narrará a história e mediará também uma oficina de confecção de um planner mensal para organização de agendas de atividades. Esta iniciativa é parte do “Férias na Biblioteca”, programação realizada pela Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abrangendo encontros que irão até o dia 26 de janeiro.
Val Coito disse que o conto oriental “A Semente da Verdade” fala sobre ética e honestidade. Através da história, o objetivo é levantar a reflexão de que a verdade é uma grande virtude, mesmo sendo diante de um fracasso. “Essa é uma história lindíssima, não só para os pequenos, mas para todos que a conhecem. O texto em si instiga reflexões acerca do esforço e persistência necessários diante das dificuldades, sendo importante e fundamental ouvir a voz dos mais velhos com respeito e amor”, destacou.
Segundo a diretora de Bibliotecas da SMC, Leda Araújo, a contação de história é extremamente importante para a formação do leitor criativo, para criar um ambiente adequado de incentivo a leitores com senso critico e reflexivo. “A contação de história é uma forma lúdica de transmitir conhecimento, é uma estratégia poderosa para estimular a criatividade, imaginação e o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. Por isso, nosso foco é sempre trazer livros e temas variados, enfatizando que a oralidade é uma das mais antigas formas de difusão de valores entre as pessoas. Dessa forma, nós contamos a história fazendo a mediação da leitura, e inserimos o livro no cotidiano de vida deles para que possam se tornar bons leitores em seu desenvolvimento”, afirmou.
Sobre a história – “A semente da Verdade” mostra como um velho jardineiro testou a verdade e o senso de justiça de um imperador e, ao mesmo tempo, ensinou um jovem a compreender o valor da determinação e da verdade. Aborda ainda, dentre diferentes aspectos, a preservação da natureza, o cuidado com o planeta, as diversidades culturais e valores éticos.
Texto: Daiane Dutra, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N. Com) da Prefeitura de Londrina