Defesa Civil acompanha simulado de incêndio em empresa de gás na região oeste
Ação simulou resgate de quatro pessoas com quadro de queimaduras graves; atividades foram realizadas no Pool de Combustíveis de Londrina

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), participou de uma simulação de combate a incêndio durante a tarde de quarta-feira (24). Realizada no Pool de Combustíveis de Londrina, que fica na região oeste, a ação faz parte do treinamento da brigada de incêndio de uma empresa distribuidora de gás.
A atividade simulou dois pontos de incêndio, sendo o primeiro em um caminhão e o outro em uma cabine de pintura industrial, vitimando quatro pessoas, das quais três em estado grave e uma em óbito. A simulação é um mecanismo utilizado para o aprimoramento das estratégias de segurança.

Sandro Rogério de Oliveira, técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa, avaliou positivamente o treinamento. “A resposta da nossa equipe de proteção e remoção foi bem positiva e efetiva. Se comparado ao simulado anterior, nós vimos que temos pontos a melhorar, naturalmente, mas já evoluímos. Dessa vez, contamos também com o apoio da Defesa Civil, da CMTU e do Corpo de Bombeiros, que deu orientações para que possamos aperfeiçoar nossas ações”, frisou.
O secretário executivo da Compdec, Cilson Lima, enalteceu a ação da empresa. “Parabenizo a todos pelo empenho em executar este novo simulado, que demonstrou que a empresa se preocupa em treinar seus colaboradores e não mede esforços na prevenção”, pontuou.
A ação foi organizada pelos técnicos em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Sandro Rogério de Oliveira e Luis Zamparo, e pela coordenadora de operações da companhia, Bianca Bandeira.
Apoiaram o evento a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), assim como um representante do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), entre outros parceiros. Cinco estudantes, que participam do curso de formação para exercerem a profissão de Bombeiro Civil, puderam acompanhar o evento.
O PAM é uma associação voluntária composta por empresas e por órgãos do poder público, com o objetivo de ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes. Mensalmente, o grupo se reúne para discutir estratégias de enfrentamento a incidentes e ações preventivas.