Acampamento integra programação da Semana de Paz
O acampamento terá diversas atividades sobre meio ambiente, cultura da paz e primeiros socorros. Será neste sábado e domingo, com entrada gratuita
Durante todo o sábado (27) e domingo (28) acontecerá o 4º Acampamento pela Cultura de Paz (Acampaz). O evento reúne diversas entidades na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Espesmel). Serão realizadas palestras e oficinas em torno das temáticas da Semana da Paz, dos 8 Objetivos do Milênio, além de apresentações de técnicas campistas com grupos de movimentos de campo. A Epesmel fica na rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Industrias Leves.
O Acampaz faz parte da 14ª Semana Municipal de Cultura de Paz de Londrina e Região e nasceu há quatro anos para ser um encontro dos movimentos de campo. Com o passar do tempo acabou se tornando uma feira onde entidades como igrejas, escolas e associações levam grupos de crianças para passarem o dia.
Este ano estarão expostas 14 tendas com oficinas relacionadas aos 8 Objetivos do Milênio (ODM): acabar com a fome e a miséria, educação básica e de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater doenças como Aids e Malária, respeito ao meio ambiente e união pelo desenvolvimento. Além de ações em torno da Cultura de Paz.
Serão realizadas atividades como caça ao tesouro, palestras de conscientização sobre mortalidade infantil, igualdade de gêneros, saúde, sustentabilidade, entre outras. Haverá até uma tenda do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros e outra com animais peçonhentos expostos. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz, Charleston Silva, o evento é muito interessante para toda a família, mas principalmente para as crianças.
“São 40 oficineiros e 25 escolas estão confirmadas, esperamos que aproximadamente 1mil pessoas visitem o Acampaz. Nosso foco é a confraternização de pais e alunos com o conhecimento dos Objetivos do Milênio, para juntos verificarmos o que cada um tem feito para ajudar o planeta a alcançar esses objetivos”, ressaltou Silva.
Movimentos de Campo compartilham ideais
O Clube Aventureiros do Amanhecer é um dos movimentos de campo que participarão do Acampaz. De acordo com sua presidente, Loide Léia de Almeida, o encontro traz para as crianças além da confraternização, um momento para se desligarem do cotidiano a que estão acostumadas e aprenderem lições ligadas à Cultura da Paz e preservação do meio ambiente.
“Nosso objetivo é conscientizar as crianças que forem até o evento sobre o trabalho em grupo, cuidados com o próximo e ensinamentos sobre conviverem em paz com o outro. Nos dias atuais com a internet e o videogame as crianças perderam essa cultura de brincadeiras ao ar livre e com outras crianças”, afirmou Léia.
O Acampaz é uma realização do Compaz e Organização Não Governamental Londrina Pazeando. Este ano o tema da semana é “Por um mundo sem armas, drogas, violência e racismo”.
Foto: Divulgação