Secretaria do Idoso divulga calendário das oficinas culturais dos CCIs
Em um primeiro momento, serão atendidos 440 idosos nas oficinas de oficina de canto coral ou coro cênico e de prática dançante, por meio de parcerias com OSCs

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) divulgou o calendário das oficinas culturais que acontecerão ao longo do ano nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Norte, Oeste e Leste. As atividades iniciarão nesta quinta-feira (1º) e acontecerão por meio de parcerias com organizações da sociedade civil (OSCs). Em um primeiro momento, serão atendidos 440 idosos nas atividades e as turmas já estão formadas.
A oficina de canto coral ou coro cênico acontecerá nas três unidades, em parceria com Associação de Arte e Cultura de Londrina (Corre), e terá duração de duas horas semanais em cada CCI. O projeto deverá atender, pelo menos, 120 pessoas idosas. No CCI Oeste, as aulas acontecerão às quintas-feiras, das 14h às 16h; no CCI Leste nas quintas-feiras, das 8h30 às 10h30; e no CCI Norte às quartas, das 14h às 16h.
A oficina de prática dançante também atenderá os idosos dos três CCIs, em parceria com a Associação Londrinense de Circo. A duração será de uma hora por semana, com o grupo de cada centro. A iniciativa poderá atender até 320 idosos. No CCI Norte, haverá turmas às segundas, das 10h às 11h e das 13h às 14h, e nas sextas-feiras, das 8h às 9h e das 9h às 10h. No CCI Oeste, o projeto será realizado nas terças-feiras, das 9h às 10h, e nas sextas, das 14h às 15h. Por fim, no CCI Leste, nas terças, das 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h.
O Município está investindo, nestas duas oficinas, R$ 151.800,00. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI), por meio de uma parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Outras atividades culturais serão abertas e divulgadas ao longo do ano pela SMI.
A parceria com as organizações da sociedade civil foi firmada por meio de um chamamento público realizado pela Secretaria Municipal do Idoso. Essas colaborações visam a execução do Serviço de Fortalecimento de Vínculos de Proteção Básica, desenvolvido pelos CCIs, a fim de fortalecer os vínculos entre os idosos e seus respectivos núcleos familiares e a comunidade.
Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, com os espaços dos CCIs totalmente reformados e revitalizados, será possível ofertar novas iniciativas, a fim de proporcionar ainda mais lazer e alegria para os idosos. “Os CCIs realizam, anualmente, cerca de 50 mil atendimentos em consonância com a promoção e proteção dos direitos da pessoa idosa e fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários. Isso é muito relevante para a cidade e para as pessoas idosas”, apontou.