Cidadão

Oficina vivência de ritmos, cantos e danças populares encerra nesta sexta-feira(10)

Evento celebra a cultura popular brasileira na Vila Cultural Kinoarte, que conta com patrocínio do Promic

 

Nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, o Grupo de Bumba-meu-boi Estrela da Vila realizará o encerramento da oficina Vivência de Ritmos, Cantos e Danças Populares com o multiartista Henrique Menezes, que é músico, compositor, cantor, ator e dançarino. O evento será na Vila Cultural Kinoarte (Rua Prefeito Faria Lima, 1.399), que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A entrada é gratuita.

Com o objetivo de celebrar a cultura popular brasileira, o artista maranhense comandará a oficina apresentando e ensinando sobre manifestações tradicionais daquele estado, como as danças Coco de Roda, Tambor de Crioula, dança de origem africana, e a Cacuriá, dança popular embalada por instrumentos de percussão.

O evento é patrocinado pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Culturas Populares – Edição 100 anos Mazaroppi.

O artista

Nascido em São Luis do Maranhão, Henrique pertence a uma tradicional família de artistas populares. Sua formação começou na Casa Fanti-Ashanti, hoje o centro afro religioso mais importante em atividade no Maranhão. Desde a infância, vivenciou a fundo as tradições maranhenses. Radicado em São Paulo desde 1992, vem pesquisando, resgatando e divulgando os saberes populares, seja como educador, seja concebendo, coreografando e dirigindo espetáculos, ou neles atuando como músico, cantor, dançarino, ator e compositor.

Além do seu trabalho de músico e intérprete, Henrique participa ativamente de quatro grupos musicais em São Paulo: o Grupo Cupuaçu, importante centro de pesquisa e divulgação da arte popular maranhense em São Paulo. Realizando desde 1993, na comunidade do Morro do Querosene, as tradicionais festas do Bumba-meu-boi maranhense. Fundador e diretor do Grupo Pé no Terreiro, formado por educadores que se reuniram em torno do estudo e prática de musica e dança popular. Ponto Br., o grupo propõe o encontro e o diálogo entre a música popular tradicional e a música contemporânea. Henrique Menezes & Banda Bom Q Dói, desde 2007 vem realizando um evento itinerário no qual se encontram diversas manifestações da cultura brasileira.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos