Prefeitura de Londrina recebe representantes do Município de Foz do Iguaçu
Comitiva veio conhecer a gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) pela administração londrinense, com vistas a embasar a implantação da ferramenta no município do oeste paranaense

Uma comitiva de servidores municipais de Foz do Iguaçu esteve em Londrina entre ontem (26) e hoje (27), com o objetivo de visitar a Prefeitura e entender como a administração londrinense gerencia o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Entre outras atividades, a delegação iguaçuense participou de reuniões com o diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Márcio Horaguti, e com a diretora de Gestão de Informações e Arquivo Público da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), Michele Guilherme da Silva.
Nesses encontros, os servidores londrinenses explicaram como a Prefeitura utiliza o sistema SEI, e forneceram informações e orientações sobre os procedimentos para a implantação da ferramenta. Os visitantes também conheceram as equipes responsáveis pela gestão do SEI na Procuradoria-Geral do Município (PGM), na Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e na Corregedoria-Geral do Município (Cogem). Além disso, conversaram com os servidores da área de infraestrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), com o objetivo de aprender mais sobre como fazer o gerenciamento do sistema com segurança e eficiência.

Conforme a fiscal de Preceitos, Denise Scherer, gestora da implantação do sistema SEI em Foz do Iguaçu, o objetivo da visita foi conhecer soluções e caminhos para a adoção da ferramenta de gerenciamento de processos eletrônicos.
“A Prefeitura de Foz do Iguaçu já iniciou a implantação do sistema SEI e estávamos trabalhando no escuro, então essa é uma visita muito útil, de grande valia para nós. Embora o SEI seja utilizado por vários órgãos do Brasil todo, e haja muitas explicações disponíveis na internet, nada melhor do que poder conversar com quem passou por essa implantação e já resolveu os problemas que aparecem no caminho. Um aspecto especial da Prefeitura de Londrina é que a implantação aqui está muito bem explicada e mapeada, tanto para o usuário interno quanto para o usuário externo. Nós pretendemos nos basear nisso e seguir o mesmo rumo”, afirmou.
Ainda segundo Scherer, os servidores de Foz do Iguaçu fizeram o contato e agendaram a visita porque perceberam que Londrina está muito avançada em relação aos outros munícipios, no que se refere ao uso do sistema SEI. “Aqui em Londrina, o SEI é utilizado para muitos tipos de procedimentos, representando mais de 90% dos processos administrativos. É um sistema prático e que representa uma economia muito significativa de recursos públicos, pois é cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Isso vai beneficiar a Prefeitura de Foz do Iguaçu, pois vamos adotar o SEI no lugar do sistema pago que utilizamos atualmente”, sublinhou.

A diretora de Gestão de Informações e Arquivo Público da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), Michele Guilherme da Silva, frisou que a Prefeitura de Londrina já recebeu representantes de outras cidades, como Maringá e Sarandi, que vieram conhecer o sistema SEI. “A Secretaria de Gestão Pública e a DTI atuam em parceria, então, quando recebemos essas visitas, a gente apresenta tanto a parte técnica quanto a parte de processo e gestão do sistema e dos usuários”, disse.
Da Silva destacou, também, que essa troca de informações entre diferentes secretarias municipais e entre instituições distintas é muito positiva para todos os envolvidos. “Quando fizemos a implantação do sistema SEI aqui em Londrina, buscamos essas informações junto a outros órgãos governamentais, e agora podemos compartilhar nossa experiência com outros municípios”, pontuou.
Também compuseram a delegação iguaçuense o coordenador de Sindicância e Processos Disciplinares da Procuradoria-Geral do Município de Foz do Iguaçu, Sandro Miguel Souza, o supervisor de Protocolo Geral, Gilmar César Boita, e o fiscal e analista de sistemas, Sandro Castro.