Cidadão

Violência sexual é tema de reunião

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde estiveram reunidos para debater o atendimento às vítimas de violência sexual

Nesta sexta-feira (17) representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) participaram de reunião com representantes da Rede de Enfrentamento da Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher para discutir questões referentes ao atendimento das vítimas de violência, com ênfase na questão da violência sexual contra as mulheres.

O objetivo foi a apresentação e discussão da Linha de Cuidado de Atenção à Saúde das Pessoas em Situação de Violência, que estabelece as diretrizes, as atribuições de cada serviço, protocolos e fluxos de atendimento nesta área. As representantes da SESA, a coordenadora do Departamento de Promoção da Saúde da SESA, Maria Cristina Fernandes, e a enfermeira Maria Angélica Cerveira, falaram ainda da legislação nacional e estadual mais recente que tratam sobre o assunto e ouviram as demandas locais relatadas por integrantes da Rede Municipal.

A agenda da equipe da SESA em Londrina incluiu, ainda, uma oficina sobre o tema realizada na quinta-feira com profissionais das áreas da saúde e assistência social dos municípios que integram a 17ª Regional de Saúde. A oficina contou com o apoio da equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulheres (CAM).

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, destacou que nos últimos dois anos vários mecanismos foram estabelecidos em âmbito federal e estadual para o aprimoramento das ações de atendimento às vítimas e para a prevenção e enfrentamento da violência sexual. “Agora, com o apoio do Estado nossas ações ganham mais legitimidade contribuindo para que avancemos na efetivação das ações propostas, que têm como objetivo a promoção de atendimento integral e humanizado, sobretudo, no que diz respeito à violência sexual.”  Ela ressaltou ainda que a parceria entre Governo do Estado e municípios é condição fundamental para a concretização de avanços no enfrentamento do problema.

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos