Cidade

Escritor londrinense lança livro na Biblioteca Pública neste sábado (2)

Lançamento de “O vinho do diabo”, de Flávio Manzan, será feito em evento aberto ao público com início às 9h30

Neste sábado (2), às 9h30, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413, Centro, receberá o lançamento do livro “O vinho do diabo”, do sommelier Flávio Manzan. O evento é aberto ao público e o lucro da venda dos livros será destinado à ONG Viver.

Este é o primeiro livro de Manzan, que é natural de Londrina, mas vive em Veneza, na Itália. “O vinho do diabo” foi escrito durante dois meses em meio à pandemia de Covid-19,  depois ficou guardado por um ano. Segundo o autor, a edição ocorreu de forma independente, contando com a contribuição de outros profissionais.

Foto: Divulgação

A narrativa acompanha, de forma humorada, a experiência profissional do autor na Itália, seu
trabalho como garçom, um chefe exigente e os aprendizados extraídos dessas vivências. Disso vem o título “O vinho do diabo”, que é uma referência ao filme “O Diabo Veste Prada”, conhecido por uma das personagens principais ser uma chefe muito rigorosa. Também é uma alusão ao seu próprio trabalho. Manzan conta que o dono do restaurante em que trabalhava disse que ele precisava vender vinhos. “Eu comecei a estudar e fui me apaixonando por este mundo”, relatou.

Assim, se iniciou sua formação como sommelier que o levou à sua carreira atual. Manzan disse que sempre gostou de escrever e que, ao se mudar para a Itália, tinha pouco dinheiro e passou por dificuldades. “Porém, eu aprendi a língua, me tornei sommelier, tenho um emprego abençoado”, frisou.

Com este livro de memórias, Manzan espera que os relatos contidos incentivem as pessoas que querem conhecer a Itália e buscar seu espaço. Para ele, apesar de todos os países ficarem na memória de quem os visita, a Itália é o único país que fica na memória e no coração dos turistas.

A expectativa do escritor para o lançamento do livro é que seja um momento para homenagear todos que o apoiaram em sua trajetória, seus professores, e enaltecer o ensino público, sobretudo nas periferias. Além disso, o autor do livro escolheu dedicar esse projeto à caridade por meio da ONG Viver, que ajuda crianças e adolescentes na luta contra o câncer, já que esta auxiliou sua família em um momento difícil.

Texto: Fernanda Ortenzi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos