Cidadão

Londrina promove atividades de combate a dengue neste sábado

Ações incluem sala de vacinação no Shopping Boulevard e aplicação de inseticida residual em escolas municipais

Neste sábado (2), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará atividades de combate a dengue. Entre essas atividades, está a disponibilização de uma sala de vacina dentro do Shopping Boulevard (avenida Theodoro Victorelli, 150), que irá aplicar o imunizante em crianças de 10 e 11 anos, das 14h às 19h. Além da vacina, equipes do setor de controle de endemias também irão aplicar o inseticida residual em 10 Escolas Municipais da cidade.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Das 13.204 doses da vacina contra a dengue que foram disponibilizadas a Londrina, apenas 2.878 doses foram aplicadas até o momento. O secretário municipal de Saúde, Felipe Machado, lamenta a baixa adesão à vacina e explica a nova estratégia para vacinar as crianças. “Infelizmente é uma procura baixa até o momento. Apenas 2.878 vacinas aplicadas, dentro de uma expectativa que nós tínhamos de já ter terminado as 13 mil crianças deste público inicialmente previsto. Nós tínhamos capacidade física nas nossas unidades para isso. A vacina é mais uma ferramenta importante para que a gente possa evitar casos de hospitalizações graves e até óbito em decorrência da dengue. Então, neste sábado vamos tentar atrair as crianças de forma diferente. Vamos realizar a vacinação dentro do Shopping Boulevard, um lugar com grande movimentação de famílias que aproveitam sábado para passear. E nós vamos aproveitar para tentar melhorar nossa cobertura vacinal”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato / NCom

A aplicação do inseticida residual começa às 8h e se estende até as 12h, sendo realizada por duas equipes em 10 escolas municipais. A primeira equipe vai efetuar a aplicação nas seguintes unidades escolares: Prof. Geni Ferreira, na rua Sinode Bighinatti, 230; Noêmia Alaver Garcia Malanga, na rua Ginástica Olímpica, 341; Ruth Ferreira de Souza, na rua Camilo Simões, 440; Norman Prochet, na rua Montevidéu, 528; e na escola Joaquim Pereira Mendes, na rua Guilherme Farel, 1000. Por sua vez, a segunda equipe vai aplicar o inseticida residual nas escolas: Atanázio Leonel, na rua Eliza Isabel da Conceição, 148; Prof. Maria Tereza Meleiro Amâncio, na rua Midori Koga, 486; Prof. Mari Carrera Bueno, na rua José Borali, 325; Prof. Odésio Franciscom, na rua Osmy Muniz, 750; e, por fim, escola Prof. Leônidas Sobrino Porto, na rua Jequitibá, 226.

Também durante o sábado (2), três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para realizar o estadiamento de pacientes com dengue, que é o acompanhamento do desenvolvimento da doença. São elas a UBS Itapoã (rua Benedito José Theodoro, 258), que estará aberta das 7h às 19h, a UBS do distrito de Paiquerê (rua Victório Libardi, 272) e a UBS do distrito de Lerroville (rua Santos 181), que estarão abertas das 7h às 13h. As unidades de Paiquerê e Lerroville também vão disponibilizar a vacina da dengue para as crianças dos distritos durante o atendimento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos