Destaques

Prefeitura e entidades participam do Seminário do Trabalhador

seminario.saude.trabalho.VP

Diversos órgãos públicos discutiram questões como assédio moral, violência no trabalho e saúde do trabalhador

A fim de debater e buscar ambientes de trabalho com mais qualidade para os funcionários, a Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador realizou hoje (22), pela manhã, o Seminário do Trabalhador. A atividade foi desenvolvida no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), localizado na avenida Maringá, 2.400.

Os debates abordaram temas como a saúde, segurança do trabalho e direitos do trabalhador, assédio moral, violência no trabalho, limites e possibilidades de modelos de intervenção. O objetivo dos organizadores foi expandir os conhecimentos dos funcionários a respeito de seus direitos e das competências dos diversos órgãos públicos ligados ao trabalho.

Diversos órgãos públicos discutiram questões como assédio moral, violência no trabalho e saúde do trabalhadorPara o representante da 17ª Regional de Saúde, José Carlos Moraes, a realização do seminário é de extrema importância dado o desafio de integrar as diversas entidades que atuam na área do trabalho. “Sabemos que temos poucos recursos financeiros e que muitos trabalham com acúmulo de função, então o desafio é muito grande. Nosso objetivo é juntar todas as forças que estão postas no setor produtivo do município, tanto nos sindicatos e em outras áreas convergentes, para o debatermos a qualidade do ambiente de trabalho, o que é positivo. São iniciativas como esta que nos fazem acreditar que vale a pena lutar pela causa”, disse.

Já o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, acredita que o seminário contribuiu para avançar nas ações para a saúde do trabalhador e de seu ambiente de trabalho. “Acredito que este seminário pode ser um fórum permanente de discussão sobre a saúde do trabalhador, porque através dos debates podemos melhorar as condições dos locais de trabalho e a própria saúde do funcionário”, disse.

O público-alvo do seminário foram os trabalhadores em geral, técnicos em segurança do trabalho, engenheiros do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente na segurança dos ambientes de trabalho e na vigilância em saúde do trabalhador.
Durante o encontro, o coordenador da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador e organizador do evento, Ildo Ioris, agradeceu a parceria estabelecida com o Sindicato dos Trabalhadores, Sinduscom, Sinterc, Sindeserv, Fesmepar e Sindicatos Patronais, além do apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura de Londrina e da UGT.  

Sobre as palestras
Diversos órgãos públicos discutiram questões como assédio moral, violência no trabalho e saúde do trabalhadorParticiparam do seminário a tecnologista do Serviço de Ergonomia do Ministério do Trabalho e Emprego, Cristiane Queiroz Barbeiro Lima, que ministrou uma palestra sobre assédio moral e violência no trabalho: caracterização em perícia judicial. Vitor Filgueiras, do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Campinas (Ceresp-Campinas) também abordou os limites do mercado de trabalho e a inserção social dos trabalhadores.

Além das duas palestras, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério da Previdência Social estiveram representados e esclareceram sobre a ação de cada órgãos.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos