Contação de histórias voltada a bebês acontece nesta quarta-feira (6)
Realizada no Sesc Centro, atividade “Conto de Fraldas” é parte da programação do Mês da Mulher e também inclui brincadeiras e exercícios práticos

Na quarta-feira (6), a partir das 14h, o Sesc do centro, localizado na rua Fernando de Noronha, 264, será palco da vivência “Conto de Fraldas”. A ação faz parte da programação do Mês da Mulher, realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) desde o dia 1o de março. Como atividades, o evento terá a contação da história “O Barquinho”, além de brincadeiras, exploração de elementos cênicos e parlendas, que são rimas infantis em que se trabalha a memorização e fixação de conceitos.
São 12 vagas disponíveis, voltadas para crianças de 6 meses a 3 anos, acompanhadas de responsáveis. Como o evento integra o Mês da Mulher, as mães e responsáveis femininas estão especialmente convidadas a participar, mas a ação não é exclusiva para esse público. A entrada é gratuita, sendo necessário realizar a inscrições através do número de WhatsApp (43) 99945-0056.
A atividade se iniciará com a história sendo contada em uma linguagem própria para a faixa etária infantil, inicialmente sem a presença do livro, apenas oralmente. Após esse exercício, a obra será apresentada e entregue para que as crianças possam manuseá-la. Como a história contada tem o título de “O Barquinho”, crianças e responsáveis também poderão produzir seus próprios barquinhos de papel. Ao todo, a atividade terá duração de uma hora.
“É muito bonito ver eles assistindo à contação de história. É um desafio enorme apresentar para essa faixa etária, porque eles não prestam atenção na história só por educação, mas ficam envolvidos porque são seduzidos pela linguagem artística apresentada”, relata a contadora de histórias e orientadora de atividades da biblioteca do Sesc do Centro Dani Fioruci, responsável por realizar a ação.
Durante as férias escolares, o Sesc organiza atividades semelhantes, com histórias diferentes. Há previsão de realização de uma nova edição do “Conto de Fraldas” em julho, para comemorar o aniversário da instituição.
Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.