Destaques

Programa Vencer inicia 2024 com apresentações das modalidades oferecidas

Até 8 de março, 19 escolas e CMEIs recebem atividades demonstrativas das 19 modalidades esportivas e culturais oferecidas pelo programa neste ano

O Programa Vencer, lançado recentemente pela Prefeitura de Londrina, inicia oficialmente suas atividades em 2024, levando projetos esportivos e culturais para escolas e Centros Municipais de Ensino (CMEIs). As atividades ocorrem com aulas e eventos ao longo de todo o ano letivo. E, até o dia 8 de março, o programa está realizando sua abertura oficial, com apresentações das 19 modalidades oferecidas para toda a comunidade escolar (ver mais detalhes ao final).

Foto: SME / divulgação

Para as demonstrações, as atividades em cada escola param e todos os alunos são reunidos na quadra ou pátio para prestigiar este encontro. Ao todo, 19 escolas e CMEIs recebem as atividades de abertura, uma para cada modalidade. Cada projeto responsável por executar o programa se apresenta na unidade escolar atendida, fazendo uma performance de sua modalidade.

Na Escola Municipal Nara Manella, localizada no Conjunto Semiramis Barros Braga, região norte, a equipe de teatro da Associação Londrinense de Circo (ALC) apresentou uma peça. Já na Escola Municipal Carlos Dietz, que fica na rua Juscelino Kubitscheck (JK), Centro, o projeto de basquete conduzido pelo time da APVE Londrina Basketball levou a equipe feminina de Londrina para participar.

Como contou o professor da rede municipal de ensino e responsável pelo apoio técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Ensino (SME), Alexandre Segantin, com as apresentações é possível demonstrar as qualidades que o Programa Vencer agrega. “A intenção, nesse momento de abertura, é mostrar para a sociedade e para a comunidade da escola que está em desenvolvimento um projeto muito bacana e construtivo nas unidades de ensino da rede municipal. São diversas modalidades esportivas e culturais que atraem a atenção dos estudantes”, comentou.

Foto: SME / divulgação

O primeiro projeto a se apresentar e iniciar o período de abertura foi o de dança, na Escola Municipal Claudio de Almeida, localizada no Jardim Atlanta, região sul. As aulas de dança nessa unidade iniciaram em 2024 e já contam com uma lista de espera. Junto à dança, conduzida pelo Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), continuam a ser oferecidas nesse local as aulas de basquete no local, ocorrendo nas segundas e terças-feiras, enquanto a dança tem aulas nas terças e quintas-feiras, durando uma hora, sempre em contraturno escolar.

A diretora da E.M. Claudio de Almeida, Josiane Ciquini Takeshita, vê com bons olhos a atuação do Programa e os benefícios gerados. “É muito bom para o desenvolvimento motor das crianças e sua evolução, uma ótima oportunidade de inserção em modalidades que possibilitam grandes aprendizados. Aqui é um bairro com poucas áreas de lazer ao redor da escola, então os projetos dessa natureza facilitam bastante o acesso”, comentou.

O Programa Vencer é uma realização da rede municipal de ensino de Londrina em parceria com diversas organizações da sociedade civil (OSCs), selecionadas através de editais de chamamento. Ocorrendo durante todo o ano letivo, as atividades de formação e integração dos alunos são viabilizadas por um investimento de R$ 4,35 milhões do Município. A iniciativa expandiu um projeto já existente na rede municipal de ensino desde 2022.

Atividades práticas – As aulas das modalidades culturais e esportivas iniciaram no dia 19 de fevereiro, estando ativas em todas as instituições de ensino contempladas. São 19 modalidades oferecidas aos alunos, de segunda a sexta-feira, no período de contraturno escolar, com atividades de judô, karatê, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, musicalização, circo, dança, canto coral, ballet, esportes de aventura, psicomotricidade, badminton, handebol, capoeira, ginástica rítmica, xadrez e teatro.

Em 2024, o programa atende 83 escolas e 33 CMEIs, contemplando cerca de 10 mil alunos do C3 ao 5º ano, com idades de 3 a 11 anos.

Reprodução

Texto: Gabriel Navas, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos