Município realiza I Encontro Municipal sobre o Sinase
Durante o dia de hoje, evento reúne diversos órgãos como Prefeitura e OAB
Na manhã de hoje (30), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com a Ordem dos Advogados (OAB), deu início ao I Encontro Municipal sobre o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase). O evento acontece durante todo o dia, no auditório principal da OAB em Londrina, na rua Senador Parigot de Souza, 311.
O objetivo é subsidiar a construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo de Londrina. Ele orientará o planejamento, a construção, a execução, o monitoramento e a avaliação dos Programas Municipais.
Durante a abertura, a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, ressaltou a importância das garantias de direitos fundamentais indicados no Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, falou da importância do evento que discute as ações para os jovens e adolescentes em vulnerabilidade social.
“Nós estamos trabalhando em um sistema que atende adolescentes que já tiveram a violação dos direitos básicos estabelecidos no estatuto. Muitos deles estão fora da escola há algum tempo, os vínculos familiares são frágeis e a dificuldade de acessarem projetos da cultura e do esporte é grande. Nosso desafio é estruturar em Londrina um programa de atendimento intersetorial socioeducativo a esses jovens”.
Na abertura, houve a apresentação do grupo de rap, “Vozes do Gueto”. O grupo formado por adolescentes e coordenado pelo educador social, Sérgio Ezequiel de Souza, apresentou músicas animadas que falavam sobre as medidas socioeducativas e a mudança que ocorreu na vida de alguns deles.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a OAB-Londrina, por meio do Núcleo de Atenção ao Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas (Naia).
Palestras e debates sobre as políticas socioeducativas
Durante todo o dia acontecerão palestras, mesas de debates, atividades em grupos e proposições. As palestras iniciaram às 9h, com “Adolescência, ato infracional, vulnerabilidade e risco social”, ministrada pelo assistente social e mestre em Serviço Social, Eliezer Rodrigues dos Santos, juntamente com o psicólogo Helder Barros e Souza e encerram às 17h.
No auditório estavam presentes trabalhadores das políticas setoriais de educação, saúde, assistência social, segurança pública, profissionalização, cultura, esporte e lazer; profissionais que atendem os adolescentes e suas famílias; o Sistema de Justiça e Segurança, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Naia, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, a junção dos profissionais das diversas áreas em torno das políticas socioeducativas é importante para toda a população.
“Não tem como trabalharmos essa política sem todos os envolvidos nela. A luta e união desses órgãos são fundamentais pra que tenhamos um município melhor e pra que consigamos uma vida melhor para esses adolescentes, e uma consequente diminuição da criminalidade”.
A programação completa pode ser conferida no endereço http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17166
Fotos: Vivian Honorato