Cidade

Projeto Letramento Digital lança novo processo seletivo para a formação de Agentes Multiplicadores

Participantes disseminarão o conhecimento adquirido nas escolas públicas do município, contribuindo com a inclusão social das crianças e famílias por meio da educação tecnológica

O Projeto Letramento Digital abriu novo processo seletivo para a formação da 5ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento, oferecendo a oportunidade de desenvolvimento de habilidades digitais essenciais associadas à disseminação do conhecimento adquirido em aulas nas escolas públicas do município.

O objetivo é capacitar e qualificar educadores e demais interessados em tornarem-se Agentes Multiplicadores do Conhecimento. O Projeto Letramento Digital tem o propósito de promover a inclusão social de maneira significativa por meio da educação tecnológica, preparando as futuras gerações para um mundo cada vez mais conectado.

Lançado em 2022, em Londrina foi a primeira cidade do Brasil a receber a iniciativa.
“Estamos empenhados em criar uma comunidade de aprendizado tecnológico inclusivo, onde todos têm a oportunidade de se tornarem agentes de mudança. Se a motivação para aprender e o desejo de fazer a diferença na educação tecnológica são seus propósitos, esta é a sua oportunidade”, afirma José Augusto de Lima Prestes, Coordenador-Geral do Projeto. Para mais informações sobre o processo seletivo e como participar, visite o site: letramentodigital.org.br


Letramento Digital pela Facti
Até o final de 2024, o projeto capacitará 4.000 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Londrina, além de 240 agentes multiplicadores do conhecimento – que serão responsáveis pelas ações nas instituições de ensino. A Facti, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a direção das escolas estarão envolvidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.

Este esforço visa enriquecer o acesso ao conhecimento tecnológico nas escolas, consolidar a conexão entre tecnologia e educação, e preparar os alunos para enfrentar os desafios futuros, promovendo assim uma inclusão digital mais efetiva. Adicionalmente, o projeto busca despertar nos alunos o interesse por carreiras nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e educação, criando um ambiente educacional repleto de oportunidades.

Capacitação gratuita e abrangente 

Foto: Emerson Dias/ NCom

A capacitação oferecida pelo Projeto Letramento Digital é totalmente gratuita e abrange habilidades técnicas essenciais e competências comportamentais.
Os agentes multiplicadores do conhecimento são capacitados em dois momentos diferentes: inicialmente, em um módulo de 98 horas, que os prepara para atuarem em sala de aula; depois, caso desejem, podem concluir a sua formação com outros módulos específicos e opcionais – podendo totalizar 240 horas. A capacitação se dá mediante a participação em alguns encontros presenciais (no formato de oficinas) e a realização de atividades assíncronas.

O calendário completo e as demais informações constam do edital do processo seletivo. Os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental recebem 90 horas de capacitação, que ocorre presencialmente, em aulas de turno, contraturno ou noturnas (conforme a estrutura da escola).

Tanto os agentes multiplicadores do conhecimento quanto os alunos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental recebem gratuitamente os materiais didáticos que serão utilizados, compostos por materiais físicos e digitais, além de uma placa de programação IoT (micro:bit).


José Augusto enfatiza a importância fundamental de habilidades de letramento digital para a sociedade: “O letramento digital transcende a simples capacidade de operar dispositivos eletrônicos. Ele engloba uma compreensão profunda, análise crítica e aplicação ética da tecnologia, preparando as pessoas para contribuir de forma ativa e consciente na sociedade digital”.

Um movimento colaborativo para o futuro da educação tecnológica O Projeto Letramento Digital é fruto de uma iniciativa inédita em nível nacional promovida pela Deputada Federal Luísa Canziani, tendo por objetivo criar bases para a capacitação de alunos da rede pública em temas de Pensamento Computacional, Programação de Computadores e Robótica.


A origem do projeto está diretamente ligada às demandas contemporâneas da indústria de TICs e da sociedade, identificadas pela deputada durante as discussões sobre o Projeto de Lei nº. 4.513/2020, convertida na Lei nº. 14.533/2023. Devido ao trabalho conjunto da parlamentar com o Poder Executivo e a iniciativa privada, o tema ganhou destaque e resultou na elaboração desse modelo de capacitação, que atende tanto às necessidades imediatas do setor quanto às da população em geral. Além disso, a experiência adquirida a partir da implementação do programa tem fornecido elementos de informação valiosos para embasar discussões futuras sobre o tema.

O Projeto Letramento Digital faz parte das iniciativas promovidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no âmbito do Programa MCTI Futuro. Nos últimos anos, o Ministério mobilizou uma ampla rede de colaboradores, incluindo governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa, em um esforço conjunto de investimento para fortalecer e desenvolver habilidades nacionais em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Através do Projeto Letramento Digital, o MCTI visa impulsionar a formação de futuros cientistas, pesquisadores e profissionais, estimulando o interesse por essas áreas críticas desde o ensino fundamental.Para realizar o projeto, a Facti, uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) especializada em soluções tecnológicas e capacitação em TICs, conta com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, além da parceria da Softex, entidade que está gerenciando dezenas de ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Capacitação com recursos do PPI da Lei de Informática no âmbito do Programa MCTI Futuro.

Em Londrina, o projeto conta com o apoio fundamental da Prefeitura, por meio da sua Secretaria Municipal de Educação e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL). Toda a rede municipal de ensino tem sido fundamental para o sucesso do projeto, organizando-se tanto para que seus docentes participem da capacitação e transmitam o conhecimento aos alunos quanto para acolher os multiplicadores externos – que atuam voluntariamente no projeto.

Participe do Projeto Letramento Digital em Londrina O processo seletivo para a 5ª turma de Agentes Multiplicadores do Conhecimento está aberto, buscando professores, profissionais de diferentes áreas ou estudantes do ensino médio, técnico ou superior da cidade de Londrina – PR.

● Processo seletivo: até 21/03/2024
● Divulgação resultados do processo seletivo: 25/03/2024
● Início do curso: 01/04/2024
Ressalta-se que não é necessária experiência prévia em tecnologia; valoriza-se acima de tudo a aspiração por aprendizado, desenvolvimento pessoal e a dedicação em fazer a diferença positivamente na sociedade.
Para mais informações sobre o processo seletivo e como participar, visite: letramentodigital.org.br. 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos