Unidade de Saúde do Lindóia recebe melhorias
No local foi feita a troca de piso, revisão de instalação elétrica e hidráulica e pintura geral; a partir de janeiro atendimento será das 7h às 22h, duas vezes por semana
Na manhã de hoje (4), os moradores e pacientes da Unidade Básica de Saúde Maria Osvalda Kneer, no Conjunto Lindóia, participaram da reabertura da unidade, que passou por diversas melhorias. Esta é a 12ª unidade reformada desde o início da gestão Alexandre Kireeff.
No local, foram investidos R$ 104.317,31, provenientes do Programa Requalifica Unidade Básica de Saúde, do Ministério da Saúde, governo federal. O prédio possui 392,28m² de estrutura e, com os reparos, oferece agora um espaço mais agradável para atendimentos de enfermagem, clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia infanto-juvenil e gestante.
Durante a solenidade, o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, fez uma visita aos ambientes reformados e agradeceu principalmente pelo esforço da equipe de saúde que, durante as obras, deslocou os atendimentos para as Unidades Básicas de Saúde do Mister Thomas e Jorge Casoni. “Gostaria de agradecer a toda equipe que ficou deslocada em outras unidades, dando continuidade aos atendimentos a população. Podemos ver que as reformas ficaram muito boas e tudo o que fazemos é para vocês, população”, disse.
Por dia, os profissionais atendem, em média, 300 pessoas. A área de abrangência desta UBS é de 13 mil moradores dos bairros: Aratel, Cidade Industrial de Londrina, Conjuntos Lindóia, Eucaliptos e José Maurício Barroso, Jardins Alemanha, Indusville I e II, Marissol, Urca, Parque Waldemar Hauer B e Nacional, Vila Isabel, Vila Romana, Gleba Lindóia.
As melhorias contemplaram a troca de piso, de portas e janelas, o assentamento de azulejos, expurgo, cozinha, banheiros adaptados, esquadrias metálicas e de madeira, a revisão de cobertura, revisão de instalação elétrica e hidráulica e pintura geral.
Para a coordenadora da unidade, Celina Teruko Hokama, a reforma beneficia a todos. “Com a reforma o ambiente ficou mais bonito, mais agradável para nós que trabalhamos e também para os pacientes que são atendidos aqui. Estávamos precisando muito dela, porque a última melhoria foi há 10 anos”, afirmou.
Durante a cerimônia, El Kadri também explicou que a partir de janeiro de 2015, a Unidade de Saúde do Lindóia passará a atender das 7h às 22h, duas vezes por semana. A ação visa atingir os pacientes que não conseguem utilizar, durante o horário comercial, os serviços como consulta, retirada de medicamentos, inalação, etc. Este é um projeto pioneiro que a Secretaria Municipal de Saúde implantará na cidade na tentativa de ampliar o acesso à saúde.
A UBS Lindóia foi inaugurada em 1992, fica na Rua das Maritacas, 1.800, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Foto: Vivian Honorato