Educação e Hoftalon levam consultas oftalmológicas à escola municipal neste sábado (23)
A ação do Projeto Hoftalon nas Escolas ocorre na Escola Municipal Carlos Kraemer, a partir das 8h; serão atendidos cerca de 100 alunos com idade de 4 a 10 anos
Com o intuito de ofertar consultas oftalmológicas gratuitas aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, neste sábado (23) a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, das 8h às 12h, a primeira ação do Projeto Hoftalon nas Escolas em 2024.
A iniciativa é conduzida em parceria com o Hoftalon – Hospital de Olhos e, nesta atividade inicial do ano, cerca de 100 estudantes da Educação Infantil (P4 e P5), e do Ensino Fundamental (1°ao 5° ano), de 4 a 10 anos, da Escola Municipal Carlos Kraemer passarão por consultas. A unidade fica na rua Maracaí, 80.
No espaço da unidade escolar, recém renovado com a ampliação e criação de novas áreas, cerca de seis salas serão utilizadas por 15 médicos e 25 colaboradores da Hoftalon para realizar o atendimento com equipamentos médicos portáteis. A SME também estará presente com sete colaboradores e mais dois da Escola Municipal, totalizando 49 profissionais dispostos a atender a comunidade escolar presente.

Para realizar as consultas, os estudantes foram indicados por seus professores conforme critérios orientados pelos médicos do Hoftalon e, caso haja indicação, receberão, de forma gratuita, óculos com armação e o grau adequado à sua necessidade.
A ação se mostra de extrema importância para o bom desenvolvimento dos alunos na escola e para a qualidade de vida das crianças atendidas. Segundo a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, o projeto acontece há mais de 20 anos e o número de crianças atendidas varia de ação para ação e conforme o formato do projeto, que se reestruturou ao longo do tempo. “Entendemos que, em 2023, ele voltou com força total após a pandemia e atendeu aproximadamente 700 crianças somente no ano passado”, contou.
Sola ainda conta que, no local, será realizada uma cerimônia de abertura com coquetel para autoridades convidadas, dentre elas a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e a escolha das armações dos óculos para os estudantes.
Pensando nas próximas atividades, a gerente apontou que cinco ações estão agendadas para ocorrer durante o ano, sendo elas no dia 27 de abril, 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro, ressaltando que as datas podem sofrer alterações.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




