Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano inicia aulas em sede provisória
Durante a reconstrução da escola, cerca de 670 alunos dessa unidade serão atendidos temporariamente em prédio localizado no Jardim Piza

Nesta segunda-feira (25), cerca de 670 alunos da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano começaram a estudar em um novo endereço. O prédio localizado na Avenida Paris, 675 abrigava, anteriormente, a Universidade Anhanguera/Unopar – Campus Piza. As turmas do P4 até o 5° ano terão aulas nesta sede, que possui cerca de 3 mil m² de área construída, enquanto a unidade escolar passa por obras de reconstrução feitas pela Prefeitura de Londrina. A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, acompanhou o início das aulas no novo espaço.

Durante todo o período da reforma, prevista para encerrar em maio de 2025, a administração municipal disponibilizará ônibus para transporte das crianças. O transporte desses alunos é feito gratuitamente, todos os dias.
Além da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, outras três escolas municipais também estão em obras e tiveram seus alunos transferidos para outro local. No caso, para o prédio na Rua Prefeito Faria Lima, 1.700, onde anteriormente também funcionava uma universidade e, por isso, tem estrutura adequada para a realização de aulas nos próximos meses.

Até a última sexta-feira (22), as aulas ocorreram na sede da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, situada no Parque Ouro Branco e construída em 1970. Com a mudança dos estudantes, deve começar a etapa de demolição da estrutura antiga. “Vamos fazer a reconstrução total desta escola, que ainda tinha uma parte em madeira. A área em alvenaria também será reformada, desde os pisos até os telhados”, disse a secretária municipal de Educação.
De acordo com a diretora da escola, Claudete Bento Pinto Silva, havia muita ansiedade para a mudança, mas tudo correu bem e os pais colaboraram bastante. “A acomodação das crianças foi segura, os ambientes estão organizados e prontos para receber os alunos. Agora, esperamos que o edifício que está sendo reformado seja uma escola adequada e apropriada para os alunos, pois eles merecem essa qualidade. A instituição de ensino Mábio Gonçalves Palhano, que irá completar 54 anos em junho, possui um edifício bastante antigo na região sul, e merece uma remodelação com toda a elegância e excelência para aprimorar o ensino”, ressaltou.

Atualmente, a unidade atende cerca de 670 alunos em 14 salas de aula e possui área de 2.645,34 m². A reconstrução inclui ampliação para 18 salas de aula, que se somarão às salas de contraturno e de recursos; laboratório, ambientes administrativos e ambientes de serviço.
Durante as obras, aproximadamente 65% da área atual será demolida, preservando apenas a quadra poliesportiva e parte da área pedagógica. O restante será refeito e, no total, o projeto prevê nova área construída de 3.881,30m². Para execução desses serviços, a Prefeitura de Londrina está investindo a quantia de R$ 12 milhões.
O contrato para realização da obra foi firmado com a vencedora da licitação, a empresa Alom Construções Ltda. O período estabelecido para duração dos trabalhos é de 14 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
Texto: Daiane Dutra, sob supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina