Guarda Municipal forma primeira turma mirim
Projeto visa transmitir noções de civismo, disciplina e preservação do meio ambiente

Na manhã de hoje (14), 25 alunos do 3º ano da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico se formaram na primeira turma da Guarda Mirim de Londrina. Presente à cerimônia, o prefeito Alexandre Kireeff destacou que não há outro jeito de mudar o futuro senão pela educação. “Somente através da educação e da valorização das liberdades e da tolerância é que nós vamos promover o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país sem cairmos na armadilha da polarização e da radicalização”.
De acordo com o supervisor da Guarda Municipal e responsável pela formação do grupo mirim, Rogério de Santana Lima, o projeto, que teve início em agosto desse ano, visa transmitir aos alunos noções de civismo, cidadania, valores morais como respeito ao próximo e disciplina, e a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público.
“Os alunos que participaram dessa primeira turma foram escolhidos juntamente com a diretoria da escola devido aos fatores comportamentais que apresentavam. Hoje, dia em que se formam guardas mirins, nós percebemos a diferença no comportamento: estão comprometidos, disciplinados, se preocupam com os colegas, com a escola e com a comunidade. Há relatos dos pais afirmando que houve melhora no comportamento em casa, no respeito para com os pais e a família”, afirmou Lima.
O projeto é fruto de parceria estabelecida entre as secretarias de Educação e Defesa Social. A secretária de Educação, Janet Thomas, disse que a intenção é realizar o trabalho em outras escolas municipais. “Algumas crianças tem problema com a disciplina e acreditamos que este projeto traz ensinamos sobre respeito às autoridades, aos pais e as leis, e ensina as crianças a discernir entre o certo e o errado. A partir de 2015 pretendemos estabelecer este trabalho pioneiro em outras escolas da cidade e darmos continuidade a iniciativa”.




