Secretaria de Educação realiza palestra sobre “Autismo na Escola”
Atividade é gratuita e voltada a professores, estudantes, famílias e demais profissionais interessados no tema; Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado hoje (2)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai promover a palestra presencial “Autismo na Escola”, nesta quarta-feira (4), às 19h, com a psicopedagoga Luciana Brites. A iniciativa, voltada a professores, estudantes, famílias e demais profissionais interessados no tema, será realizada no auditório do Complexo Educa (Rua Prefeito Faria Lima, 400).
A palestra é gratuita e alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado hoje (2). As inscrições são feitas pela plataforma da Escola de Governo (clique aqui) e qualquer pessoa interessada em participar pode se inscrever. Até o momento, cerca de 100 pessoas já estão inscritas. A atividade terá duração de duas horas e abordará as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), respeito à neurodiversidade e práticas inclusivas no contexto educacional.
O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido como autismo, se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas.
A psicopedagoga Luciana Brites, profissional que vai conduzir a palestra, explicou que falar em práticas inclusivas no contexto educacional, tanto para o TEA ou para outros transtornos, significa levar conhecimento para desmistificar preconceitos sobre o TEA e outros transtornos. “Por isso que é tão importante trabalharmos com a educação baseada em evidência científica, pois para podermos implementar práticas realmente inclusivas precisamos de teorias que tenham evidências científicas”, disse.

Atualmente, estão matriculados na Rede Municipal de Educação de Londrina 1.484 estudantes com diagnóstico de TEA. Segundo a gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, os estudantes com diagnóstico de TEA são contemplados com Plano de Ensino Individualizado em sala de aula. “Alguns estudantes avaliados com essa necessidade recebem atendimento com professor de apoio à inclusão quando indicado em avaliação, e todos são matriculados em atendimento educacional especializado complementar na Sala de Recursos ou em Instituição Especializada em horário contraturno”, contou.
A palestra “Autismo na Escola” faz parte da programação da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro que acontecerá até o dia 6 de abril. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem como objetivo disseminar conhecimento sobre TEA, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.
Programação
Para o ano de 2024, a SME orientou as unidades escolares a trabalharem com a temática, conscientizando sobre o TEA, suas características e necessidades. Além das atividades desenvolvidas nas unidades escolares, haverá ações pontuais no decorrer da Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A primeira está sendo realizada nesta terça (2), em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no auditório do Complexo Educa (rua Prefeito Faria Lima, 400). Trata-se do Encontro de Formação com as Professoras do Atendimento Educacional Especializado. A atividade sé conduzida pela diretora clínica do Instituto Carpe Diem, Luciana Helena, com o tema “Como tornar a escola um ambiente onde o estudante autista sinta-se seguro e incluído”.
Também nesta terça-feira (2), das 19h às 20h, haverá uma transmissão ao vivo de abertura da Formação dos Professores de Apoio à Inclusão, ministrada pelo professor Eduardo Lemes Monteiro, doutor em Educação. O público-alvo são professores de apoio à inclusão da Rede Municipal de Educação e a live será transmitida pelo canal no Youtube da Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.
No dia 6, das 15h às 17h30, encerrando a semana, a SME participará com duas tendas de atividades na Tarde Recreativa, com opções de lazer e diversão para celebrar as diferenças. Será no estacionamento do Shopping Boulevard (avenida Theodoro Victorelli, 150).