Cidadão

Mostra une arte e reflexão sobre a questão racial

As 38 obras da Mostra Afro-Brasileira Palmares serão expostas no Centro Cultural a partir de domingo (30); a programação inclui três mesas-redondas

 

A população da região norte de Londrina poderá conhecer 38 obras de oito artistas que integram a 29ª Mostra Afro-Brasileira Palmares. A abertura será às 10 horas, com a presença da Orquestra de Metais de Londrina, Braguinha e convidados.  Será no Centro Cultural da Região Norte, na avenida Saul Elkind, 790.  As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

A mostra é composta pelos artistas Agenor Evangelista, Carão, Diego Navarro, Edson Massuci, Frutuoso, Jajá Belluco, Marcelo Speçato e Faye.  Entre as técnicas utilizadas há:  acrílica sobre papel, spray sobre tela, fotografia de baixa saturação e alto contraste, papier rollé e óleo sobre tela.

Para o Centro Cultural, os organizadores preparam mesas-redondas com o objetivo de promover a reflexão sobre a questão racial. O presidente de honra do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-brasileira e fundador da Mostra, o artista Agenor Evangelista, explicou que o local foi escolhido porque a região norte é um dos locais onde há maior incidência de afrodescendentes na cidade. “Teremos reflexões com a presença de negros que vieram da periferia e conquistaram o respeito das pessoas, sendo referência nas áreas em que atuam”, disse.

Evangelista ressaltou que  levar a Mostra  do Espaço Cultural Vozes Barroca, onde ficou do dia 14 até hoje (27),  para o Centro Cultural é também uma forma de oportunizar que mais pessoas possam conhecer a proposta dos artistas e facilitar o acesso a essa manifestação cultural.

Além de conhecer as obras, a população poderá participar de uma das três mesas-redondas que serão realizadas sempre às 15 horas, no Centro Cultural. A primeira delas terá o tema “Um negro pós-graduado na UEL”, será no dia 3 de dezembro e vai contar com a presença do doutor em Letras pela UEL, Dejair Dionísio. A segunda será no dia 10 e terá a participação do grafiteiro Carão. A última será no dia 12 e vai contar com a participação da professora e doutora Maria Nilza.

A realização é do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-brasileira e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos