Prefeitura realiza ação no “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”
Testes rápidos para detecção do HIV podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde gratuitamente
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na próxima segunda-feira (1º), às 18h, uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e tuberculose. A ação será na Concha Acústica, onde serão transmitidos vídeos rápidos sobre a Aids, haverá distribuição de folders educativos e preservativos e apresentação das bandas musicais A.C.A.S.O e HoneyBee.
A atividade marcará o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, e tem como objetivo orientar à população sobre a prevenção das DSTs, HIV e tuberculose; sobre o uso de preservativo masculino e feminino; e divulgar os serviços do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho e os testes rápidos.
O teste rápido para o HIV é um importante meio de contenção da doença e auxilia no diagnóstico precoce, proporcionando um tratamento e acompanhamento do paciente adequado com melhor qualidade de vida. “O diagnóstico tardio pode levar a um quadro grave e evoluir para óbito precoce. Coletivamente, acreditamos que se o paciente souber que é portador do vírus, ele evitará a transmissão para outras pessoas”, explica a gerente municipal de DST, AIDS, Hepatites, Hilda de Cassia Baptistotti.
Dados sobre a doença
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano, somente o Centro de Referência Dr. Piancastelli Filho (Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA) realizou 1.933 testes, sendo que 70 destes foram positivos para HIV. Dos 70, 48 foram do sexo masculino e 22 foram de mulheres. Em toda a cidade, foram diagnosticados 94 casos de Aids durante 2014.
No cálculo do acumulado de 1985 a 2011, foram registrados em Londrina 2.232 casos positivos. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, calcula-se que para cada caso de AIDS diagnosticado, existem cinco pessoas infectadas com o HIV que desconhecem essa condição. Por isso, a estimativa é que haja 11.160 pessoas vivendo com o HIV na cidade e que desconhecem essa realidade.
Ações da Prefeitura
Para conter a epidemia da doença, o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS/HV e Tuberculose de Londrina, em agosto de 2012, iniciou o processo de descentralização dos testes rápidos. Agora, eles também são realizados nas Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades de Londrina e região, gratuitamente e não somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde investe em ações educativas, pois o principal meio de prevenção é o uso do preservativo masculino ou feminino (camisinha). Eles são distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde.
Sobre a Data
Desde 1987, o dia 1º de Dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída com objetivo de despertar a consciência da sociedade e de órgãos públicos sobre a necessidade de se adotar medidas efetivas de prevenção de novas infecções pelo HIV e reforçar a solidariedade e a compreensão para com as pessoas que vivem com HIV/AIDS.
Imagem: Ilustração