Crianças colorem a escola
Cerca de 80 alunos da Norman Prochet coloriram o muro da escola municipal com muita criatividade
Hoje (28), estudantes de três turmas do 5ª ano coloriram o muro da Escola Municipal Norman Prochet com desenhos feitos por eles mesmos durante oficinas de artes plásticas. A escola está localizada na rua Montevidéu, 528, Parque Guanabara.
A ação é fruto de um trabalho de conclusão de curso da estudante do 4º ano de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nicole Batista Venturini, em conjunto com a direção escolar, Associação de Pais e Mestres (APM) e Conselho Escolar. Desde julho, os alunos têm participado de oficinas de desenho e pintura e, de acordo com a presidente da APM, Vania Martins, eles tiveram participação efetiva na escolha do tema da pintura.
“As crianças escolheram o tema ‘Lago Igapó’ para fazerem os desenhos. A estudante da UEL projetou estas imagens no muro e as rascunhou. É uma forma das crianças deixarem sua marca na escola, visto que ano que vem eles não estudarão mais aqui”, explicou Vania.
Segundo Nicole, a intenção do projeto foi fazer as crianças refletirem sobre o bairro e a cidade em que vivem. “Queria levar até as crianças a reflexão e questionamentos sobre o espaço em que a gente vive, através de uma iniciativa coletiva e educativa”, disse.
A diretora da escola, Ana Maria Kretsch Peixoto, acredita que a ação agregou conhecimento aos alunos. “Eles aprenderam mais sobre respeito ao trabalho do colega, sobre a diferença de perspectiva, porque deixa-se de pintar na horizontal para fazê-lo na vertical, a respeitar o trabalho e o ensinamento dos professores e da Nicole também, além disso participaram de atividades diferentes como, por exemplo, visitar uma mostra na Casa da Cultura. Foi uma atividade que agregou novos conhecimentos”, ressaltou Ana Maria.
Os pais que participam da APM e do Conselho Escolar compraram a tinta branca e pintaram o fundo do muro. O objetivo era limpá-lo e embelezar a escola, visto que a pintura estava antiga e desgastada. A intenção da escola é que novos projetos sejam realizados com o intuito de marcar a memória e a vivencia dos alunos do 5º ano com ações como, por exemplo, plantio de árvores e revitalização de jardins e praças do bairro. Os professores e supervisores da escola acompanharão os alunos durante as atividades.
Fotos: Vivian Honorato