Mata Angelo Cretã recebe culto ecumênico
Ato será realizado por líderes religiosos da comunidade em prol da preservação da mata que recebeu mutirão de limpeza e revitalização
Nesta sexta-feira (5), às 9h, o Centro de Referência de Assistência Social da Região Norte B (CRAS – Norte B), por meio da Rede de Serviços da região, se unirá com a comunidade em um culto ecumênico pela Mata Angelo Cretã. A mata recebeu recentemente uma ação de revitalização e limpeza, que proporcionou que o local voltasse a ser utilizado para diversas atividades. O culto será em frente ao portão principal da mata, na rua Júlio Farináceo, no Conjunto Maria Cecília, região norte.
O objetivo é unir a comunidade para que a mata passe a ser utilizada como espaço de lazer por todos, assim como contribuir com a preservação do local. A revitalização do local, realizada no dia 12 de novembro, foi uma iniciativa dos membros da Rede de Serviços da região norte e, de acordo com a coordenadora do Cras Norte B, Maria Edna Chagas Silva, o local necessitava de uma atenção maior.
“A mata é um espaço bonito e agradável que estava sendo vandalizado e, por isso, articulamos essa ocupação, que está sendo realizada de forma consciente. Não queremos mais que ela seja utilizada para descarte de lixo, entulho e local para refúgio de pessoas que usam algum tipo de droga”, explicou.
Ainda segundo a gerente, será organizado um cronograma, a partir de 2015, para que as entidades e os moradores reservem datas para a realização de eventos como cursos de educação ambiental, visitas de escolas e creches, piqueniques e demais ações recreativas que utilizem todo o potencial de lazer e educação que o local possui.
Os esforços em prol da limpeza buscaram a revitalização e a retirada de materiais que acumulavam água e que favoreciam a proliferação do mosquito da dengue. Foram retirados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) 37 caminhões de sujeira, ao todo.
A Rede de Serviços envolve lideranças religiosas, comunitárias, entidades educacionais e da saúde, organizações não-governamentais e de fortalecimento de vínculos, moradores, etc. Além da rede de serviços, houve uma parceria importante com a CMTU, Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMMA), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Setor de Endemias.
Foto: Luiz Jacobs




