Destaques

Aberta a Semana de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção

transparenciaLJP

Ao redor do tema “O que fazer a mais para combater a corrupção?” diversas autoridades e cidadãos participaram da abertura da 1ª Semana de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção, na noite de hoje (1º), no auditório da OAB. Durante o debate, o prefeito Alexandre Kireeff reafirmou o compromisso de combater a corrupção, defendeu o fortalecimento das controladorias e corregedorias, a participação popular, bem como mudanças na legislação eleitoral, em especial no que concerne ao financiamento das campanhas. “Talvez o cerne da organização da corrupção esteja aí”, disse.

 

transparenciaLJ5PDe acordo com o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, Fábio Cavazotti, solucionar o problema endêmico da corrupção passa pelas ações preventivas. “Rumo ao país que queremos”, afirmou. Ele defendeu ainda o fortalecimento da integração entre os órgãos públicos no combate às mazelas que ocorrem no universo público. “É preciso integrar forças, atuar conjuntamente. A troca eficiente de informações nos faz avançar”, disse.

 

O chefe da Controladoria-Geral da União no Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira, afirmou que a humanidade passa por momentos de mudanças concretas e nem sempre se apercebe disso. “Exemplo é o que tem acontecido na história recente do Brasil. Esse é um momento para todos não só refletirmos como também darmos a nossa contribuição”.

 

transparenciaLJ3PO presidente do Observatório de Gestão Pública, Waldomiro Grade, reforçou a importância do papel da sociedade na batalha contra os desvirtuamentos. “Ampliar a participação popular é um ingrediente de luta contra os desvios no gerenciamento e administração da coisa pública”, pontuou.

 

Para a vereadora Elza Correia o combate à corrupção não se resume aos instrumentos legais. “O caminho passa pelo direcionamento, por meio da educação, das novas gerações. Onde quer que estejamos temos que empunhar a mesma bandeira, do contrário não chegaremos lá”, disse.

 

Para o promotor de Defesa do Patrimônio Público, Renato de Lima Castro, o combate ao “fenômeno multifacetário da corrupção passa necessariamente pelo enfrentamento às suas causas”. Entre outros, ele citou como fatores que originam a corrupção: morosidade do processo; vultosas quantias movimentadas nas transparenciaLJ4Peleições; ausência de controles independentes; falta de investimento tecnológico para combater a corrupção; e a falta de integração e comunicação dos órgãos de controle.

 

A 1ª Semana de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção é organizada pela Prefeitura de Londrina, Observatório de Gestão Pública e Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

 

Programação

 

02/12/14 – Encontro dos Conselhos Municipais de Londrina
Horário: 8h
Local: Auditório da OAB-Londrina

 

03/12/14 – Curso sobre a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011)
Horário: 8h30
Local: Auditório da OAB-Londrina
– Curso Sobre Controle Interno E Fiscalização De Contratos Na Administração Pública
Horário: 14h
Local: Auditório da OAB-Londrina

 

04/12/14 – Curso sobre Termo de Referência e Soluções para Licitações
Horário: 8h30
Local: Auditório da OAB-Londrina
– Mostra de Boas Iniciativas
Horário: 15h
Local: Paço Municipal

 

05/12/14 – Prêmio Londrina de Cidadania
Horário: 19h
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos