Ensino em Matemática, Ciência e Tecnologia é tema de mostra
I Mostra CIMATEC dialoga sobre ensino em sala de aula e contará com mesa redonda formada por doutores e especialistas em educação
Hoje (3), às 19h, terá início a I Mostra de Experiências de Sucesso em Ciências, Matemática e Tecnologia (CIMATEC), realizada pela Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. O encontro será no Centro Municipal de Ensino Infantil Valéria Veronezi, localizado na rua Benjamin Constant, 800, Centro.
O objetivo é fazer com que professores da rede municipal troquem experiências a respeito de novas metodologias e recursos para o ensino dessas matérias. Ao longo do ano de 2014, professores da rede municipal que atuam nas áreas de ciências, matemática e tecnologia (informática) foram incentivados a trabalhar novos recursos e metodologias em sala de aula. A mostra é um momento em que esses professores expõem os trabalhos realizados e assim dialogam uns com os outros para verificar quais experiências deram certo e quais podem ser melhoradas.
Durante a mostra, haverá apreciação de 80 trabalhos e, a partir das 20h, uma mesa redonda com o professor doutor em Educação, Flávio Rodrigo Furlanetto; com o professor doutor em Educação Matemática, André Luis Trevisan, e com a especialista em Infância, Psicanálise e Educação, Lilian Faversani. Cada um irá falar sobre novas formas de aprendizagem, que estimulam a curiosidade dos alunos e o método de investigação em ciências. Depois, os profissionais estarão abertos para responder as dúvidas de cerca de 200 professores, que vão participar da mostra.
O evento é reservado aos professores da rede municipal. Segundo a coordenadora pedagógica de matemática, Regina Aparecida de Oliveira, a pretensão é que se realize pelo menos uma mostra a cada ano.
Necessidade de novas formas de aprender
A I Mostra CIMATEC é um momento de refletir sobre como os professores conduzem o ensino das ciências exatas, principalmente aos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). De acordo com Regina, o ensino de matérias exatas ainda é pensado sob o viés da prática mecânica de aprendizagem e isso contribui para um nível menor de absorção de conteúdo e o distanciamento dos alunos dessas matérias.
Em Londrina, os professores da rede municipal recebem investimento em formação continuada e são incentivados a trabalhar com diferentes meios de ensino, principalmente em matemática e ciências. “Queremos que o aluno saia da rotina de ensino e explore a língua portuguesa, ciência, literatura infantil, dinâmicas e jogos, e que faça com que o processo de aprendizagem seja mais espontâneo, em que o aluno produza seu próprio conhecimento por meio da fala, escrita e do desenho”, ressaltou a coordenadora.
Imagem: Divulgação