Quase 30 mil pessoas realizaram as provas do concurso público da Prefeitura de Londrina
Três editais aplicaram provas objetivas no último domingo (28), pela manhã e tarde; taxa de abstenção foi uma das menores já registradas
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), divulgou nesta terça-feira (30) um balanço informativo referente ao grande concurso público municipal que está em andamento, reunindo três editais paralelos (nº 23, nº 24 e nº 25), com quase 300 vagas abertas para cerca de 70 cargos. Os dados foram compilados pelas bancas organizadoras dos certames, a Fundatec e a Fundação Fafipa, depois da realização das provas objetivas no último domingo (28). Ao todo, 29.952 candidatos compareceram aos cerca de 20 locais de provas, e tudo ocorreu sem quaisquer intercorrências e em conformidade com todo o processo estabelecido.
Além da ampla participação no concurso, com candidatos inscritos de 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a taxa de ausência no dia da prova foi uma das menores já registrada em concursos públicos da Prefeitura de Londrina. Somente 5.833 pessoas não compareceram, o que perfaz 16,3% do total de público previsto.
Os locais de prova incluíram instituições de ensino públicas e particulares, como colégios, faculdades e universidades. Participaram da aplicação servidores das Secretarias municipais de Recursos Humanos, Educação, Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Defesa Social mais a Acesf. E após o fechamento dos portões, os candidatos tiveram um prazo máximo de quatro horas para completar as provas, com exceção para os que pleitearam o atendimento especial como previsto nos editais.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, reforçou que as provas foram realizadas conforme o planejado e com tranquilidade, mesmo diante do grande volume de candidatos. “O processo transcorreu com sucesso, dentro da normalidade, e qualquer informação diferente disso não condiz com a realidade. Dessa forma, caso algum candidato queira relatar fatos ou obter esclarecimentos, orientamos que acione a banca organizadora do processo do qual participou, e a Prefeitura através do canal oficial da Ouvidoria. Toda informação é importante para nós e será verificada”, afirmou.
Os gabaritos preliminares foram publicados pelas bancas na noite de segunda-feira (29), e hoje (30) teve início o período para interposição dos recursos.
Os candidatos que participaram das provas referentes aos editais n° 23 e nº 24, sob coordenação da Fundatec, têm um prazo de dois dias úteis, ou seja, até 2 de maio, para protocolar seus recursos relacionados ao gabarito preliminar e o caderno de questões. O protocolo deve ser feito somente no Portal do Candidato, no site www.fundatec.org.br.
Já os concorrentes inscritos no edital n° 25, da banca Fundação Fafipa, que queiram impetrar recursos contra o gabarito preliminar ou caderno de questões, devem fazê-lo até o dia 2 de maio. Os recursos são protocolados exclusivamente na Área do Candidato, disponível na página www.fundacaofafipa.org.br. Nessa área, de acesso individual, também ficarão disponíveis para download os cadernos de questões, até o dia 9 de maio.
Texto: Juliana Gonçalves e Renan Oliveira