Cidadão

Presépio da Alfaiataria Dutra volta a ser exposto

Trabalho que marcou uma época volta a funcionar e estará exposto no Museu Histórico de Londrina

Nos anos de 53 a 65, pessoas faziam filas para ver  um presépio  com movimentos, grande novidade na época.  As peças feitas pelo alfaiate Lauro Dutra Borges  ganharam vida novamente e poderão ser vistas no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, na rua Benjamin Constant, 900. Amanhã(12) , um cortejo sairá, às 18h30, do calçadão (em frente ao Branco do Brasil), com a presença da Folia de Reis Mensageiros da Paz, com o embaixador Garbosi, rumo ao Museu, onde às 19 horas, será aberta oficialmente a exposição  “Presépio da Alfaiataria Dutra”. O evento integra a programação dos 80 anos de Londrina.

A curadora do Museu Histórico, Regina Alegro, contou que o presépio foi criado pelo senhor Lauro Dutra Borges e  ficava em sua alfaiataria, onde hoje funciona o Camelódromo, na Sergipe com Mato Grosso. No ano passado foi doado para o Museu Histórico.  “As peças eram feitas com  resíduos de materiais, como madeira. Era todo articulado, feito com complexidade, movido à eletricidade”, destacou.

Para Regina, o presépio representa o sentimento  e as lembranças de uma época da história da cidade. “Era tanta gente, que filas se formavam. Esse presépio está na memória de muitas pessoas. Ele representa mais  do que o Natal, representa Londrina de uma época, o espírito e a iniciativa dos londrinenses do período.”

História
A restauração do presépio contou com  patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do  Programa  Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).  De acordo com Amauri Ramos da Silva, funcionário do Museu e coordenador da restauração do presépio, a primeira vez que o presépio foi restaurado foi entre 2002 e 2003. “ A família tinha o sonho de recuperar o trabalho e um grupo de voluntários foi em busca desse sonho. Recuperar as peças, os movimentos, foi um desafio.”

O presépio já foi montado e desmontado diversas vezes, já foi exposto em diferentes locais, como Biblioteca Pública, Museu de Arte de Londrina, Catedral Metropolitana,  prédio da Secretaria Municipal de Cultura e mesmo no Museu Histórico. Cada vez que isso acontece, as peças precisam ser  recuperadas.
No Museu Histórico o presépio vai compor o acervo permanente, o que valoriza a história e evita o desgaste das peças. “São  aproximadamente 18 maquetes com  umas 35 peças pequenas. 11 maquetes possuem movimentos e tudo precisa ser bem cuidado”, destacou Silva.

Nos restauros  anteriores, Jesus e a roda d’água não tinham recuperado o movimento, mas agora estarão em funcionamento. “Incluímos algumas elementos, como a fachada de algumas casas da Sergipe, ferromodelismo com a presença do prédio da  antiga estação ferroviária, a antiga rodoviária e um recorte da Praça Rocha Pombo”, contou o coordenador.

Silva considera que é um sonho realizado. “É a preservação da memória da cidade. O senhor Dutra fez este presépio, era um sonho dele e era  um presente para a cidade. Agora Londrina ganha novamente.”

 

Serviço:
Exposição “Presépio da Alfaiataria Dutra”
Local: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss – rua Benjamin Constant, 900.
Abertura: 19 horas
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h00 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos