Concerto especial celebra os 80 anos de Londrina
A celebração terá a apresentação em conjunto da Orquestra Solistas de Londrina com o acordeonista indicado ao Grammy Latino, Toninho Ferragutti
A 5ª Mostra de Música de Câmara de Londrina terá seu encerramento na quarta-feira (17), às 20h30, com um concerto especial em homenagem aos 80 anos de Londrina. Para a cerimônia tocará em conjunto a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina e um convidado especial, o músico acordeonista Toninho Ferragutti. O evento será no Teatro Crystal Palace, na rua Quintino Bocaiúva, 15. O ingresso custa R$ 20 (R$ 10 meia).
Os espectadores poderão apreciar um momento ímpar na mostra que promete emocionar a todos. A parceria da Orquestra com Toninho Ferragutti trará ao palco da apresentação um refino especial para a música clássica de corda com o som popular do acordeom. Em 2000, Ferragutti foi indicado ao Grammy Latino para a categoria de melhor disco de música regional.
Para a apresentação foram escolhidas composições autorais como Fantasia para Acordeon e Orquestra de Cordas, Sanfonema, Solo-Quando me lembro (Luperce Miranda), Forró Classudo, Nem Sol nem Lua e Na Sombra da Asa Branca. A orquestra também executará obra de repertório orquestral.
O músico Ferragutti além de realizar apresentações pelo país, também atua em shows com a Orquestra de Maria Schneider nos Estados Unidos da América, Celine Rudolf na Alemanha e com importantes artistas brasileiros como Maria Bethânia, Monica Salmaso, Gilberto Gil, Zizi Possi, Trio 202, Edu Ribeiro, Jovino Santos Neto entre outros. O acordeonista tem em sua discografia desde obras gravadas no Japão a composições infantis indicadas para pais e filhos.
Segundo o acordeonista é um prazer tocar em Londrina e, especialmente, em seu aniversário de 80 anos. “A música de câmara de qualidade deve ser mostrada, os governos precisam abrir espaço para o acesso à comunidade. E eu estou honrado por ser convidado para o concerto, Londrina é uma cidade acolhedora, musical, jovem e isso me deixa entusiasmado em tocar minha música”.
Os ingressos da apresentação são vendidos no Café Royal Londrino ao lado do hotel Crystal Palace, das 9h às 21h e aos domingos das 9h às 12h30. E também no local, antes do concerto.
Mostra abre espaço para música de câmara
A 5ª Mostra de Música de Câmara tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e esta edição teve início em outubro. O objetivo é trazer à Londrina o espaço para a música de câmara com os instrumentos de corda e parcerias com grandes nomes da música brasileira contemporânea.
Foram diversas apresentações que tiveram desde Concertos Grossos de Coreili e Händel, Mozart, concertos que envolveram gaita, vibrafone-marimba, piano, violino, além do lançamento da obra Ponteios, com composições do paranaense Rogério Krieger feitas entre 1996 e 2009. A mostra ainda tem apoio da Copel, através do Governo do Estado do Paraná/Conta Cultura e Lei de Incentivo Federal à Cultura.