Londrina terá “Pint of Science” para aproximar a produção científica da população
Nova edição do evento foi lançada hoje (9), na sede da Prefeitura; iniciativa divulga ciência de forma descontraída e acessível, em ambientes como bares e cafés

A cidade de Londrina está entre os 179 municípios brasileiros que terá o Festival Pint of Science, que leva a produção científica para ambientes descontraídos, como bares, pubs, cafés e restaurantes. Nos dias 13, 14 e 15 de maio, o evento é realizado em mais de 25 países, simultaneamente, envolvendo mais de 500 cidades no mundo todo. Na manhã desta quinta-feira (9), houve o lançamento da 6ª edição do Pint Of Science Londrina, no auditório da Prefeitura, que é parceria da iniciativa por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
O Pint of Science Londrina é uma realização do Projeto Ciência Pé Vermelho, com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, apoiadores e parceiros.
O evento teve início na Inglaterra e chegou ao Brasil em 2015, com a intenção de divulgar, à população, pesquisas científicas realizadas nas universidades, de maneira informal, por meio de um bate-papo com palestrantes. Em Londrina, a 6ª edição do Pint of Science estará em quatro bares (Amadeus Bierhauss; Cheers Irish Pub; St. Peters Beer e Steak; Tribos Brew Pub); e, pela primeira vez, em um café, o Armazém Café.

Em cada um destes locais serão debatidos diferentes temas e assuntos cotidianos, embasados em informações e dados produzidos nas academias. Entre os temas, estarão: As redes sociais e a sociedade do cansaço; Aquecimento Global: Desafios e Soluções para uma Sociedade Sustentável; Insegurança ambiental e populações vulneráveis.
Londrina contará com a participação de 21 palestrantes e 36 integrantes da comissão organizadora, todos voluntários e apaixonados por ciência. A entrada aos eventos é gratuita e não é necessário fazer inscrição. A estimativa é que 600 pessoas confiram as ações. A programação completa do evento pode ser obtida pelas páginas @cienciapevermelho e @pintofscience.

O coordenador-geral do Pint of Science Londrina, Alexandre Urbano, informou que a ideia do evento é falar, de maneira informal, sobre ciência de alto nível, dentro de um ambiente descontraído. “Esta iniciativa leva a ciência desenvolvida nas universidades, ou por especialistas, para os bares. Curiosos que têm interesse em ouvir sobre temas interessantes, estão convidados a participar”, disse.
O coordenador do projeto Ciência Pé Vermelho, Eduardo Inocente, explicou que Pint Of Science é um evento de divulgação científica que tira os estudiosos das universidades para conversar com a sociedade, de maneira informal. “O projeto Ciência Pé Vermelho valoriza a ciência que é produzida em Londrina, nas universidades e institutos de pesquisa, e o evento leva a ciência até as pessoas, por meio de uma programação variada. É um desafio falar sobre ciência de maneira descontraída, inclusive para nós pesquisadores, mas é uma ótima oportunidade para nos aproximarmos da sociedade”, afirmou.
Inocente ressaltou que Londrina gera muito conhecimento, por meio das pesquisas nas universidades e instituições. “Temos pesquisadores reconhecidos internacionalmente e precisamos fortalecer esta divulgação científica para a comunidade. Costumo dizer que as pessoas só valorizam aquilo que elas conhecem, por isso precisamos apresentar estes trabalhos para as pessoas”, frisou.

O presidente da Codel, Alex Canziani, enfatizou que é muito importante para Londrina participar de um evento mundial que reúne ciência em ambientes diferenciados. “Participamos do Pint of Science Londrina no ano passado, vimos o sucesso que foi, e este ano teremos uma participação maior. Nós queremos estimular isso, não apenas em Londrina como em outras cidades da região, ou seja, trazer doutores, doutorandos, pessoas que possam falar sobre determinados assuntos com a sociedade, em um ambiente descontraído. Isso aumenta o movimento nestes espaços e traz uma discussão interessante sobre inúmeros assuntos ligados à ciência”, destacou.
O Festival Pint of Science Londrina recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Câmara Municipal de Londrina; Acil; Estação 43; Convention Bureau; Abrasel; MC Cópias. Também conta com o apoio dos estabelecimentos parceiros.
Entres os presentes no lançamento, estiveram o chefe de gabinete da Prefeitura, José Otávio Sancho Ereno; o coordenador de comunicação do evento, Adriano Almeida; a pró-reitora de Extenção da UEL, Zilda Andrade; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Edson Pontes de Oliveira; os vereadores Mestre Madureira e Lu Oliveira.