Centro de Apoio a Pessoa com Câncer
A entidade recebe, das mãos do prefeito Alexandre Kireeff, o Diploma de Reconhecimento Público pelo serviço prestado às pessoas em tratamento oncológico
Na próxima segunda-feira (22), às 10h30, o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff entrega o Diploma de Utilidade Pública ao Centro de Apoio ao Paciente com Câncer em Tratamento com Quimioterapia e Radioterapia de Londrina (CAPC). A cerimônia ocorre na Prefeitura de Londrina, na avenida Duque de Caxias, 635, Jardim Mazei II.
A instituição tem o título de Utilidade Pública desde 12 de dezembro deste ano, quando teve a lei sancionada e publicada no Jornal Oficial do Município, o que a transforma em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O autor do projeto de lei foi o vereador Pastor Gerson Araújo.
O objetivo do CAPC é o de proporcionar aos pacientes em tratamento do câncer a atenção e o apoio necessários para conseguirem superar as dificuldades e sofrimentos provenientes, principalmente, da quimioterapia e radioterapia. Todos os acolhidos são pacientes do Instituto de Câncer de Londrina, hospital de referência na região norte do Paraná e que atende cerca de 220 municípios. Todos os ele recebe 1.200 pacientes em tratamento de vários tipos de tumores. Esses pacientes sofrem com os efeitos da mutilação e da invasão dos quimioterápicos, da radioterapia e sequelas das cirurgias.
Apoio e acolhimento
O CAPC foi inaugurado em abril de 2013, pela iniciativa do médico oncologista e presidente do centro, Celso Fernandes Júnior, juntamente com diversos parceiros como, por exemplo, profissionais da saúde, militares, administradores, advogados, publicitários, pastores, agricultores representados pela Sociedade Rural do Paraná, padres, universidades e Fiocruz da Bahia, que desenvolve pesquisas em torno da doença.
As ações do centro envolvem apoio psiquiátrico, odontológico, ortopédico, dermatológico, cirurgias de cabeça e pescoço, cuidado ambulatorial, medicamentoso, nutricional, fisioterapia, apoio jurídico e também espiritual.
Em junho de 2013, o CAPC recebeu o comodato da Fundação Melvin Jones distrito LD-6 representando 52 Lions Clube e 202 municípios, ou seja, mais da metade do estado do Paraná. Um terreno de 8.200 m², próximo ao Aeroporto de Londrina, foi doado pelo Lions Clube, para a construção de um complexo para atendimento de pacientes e famílias vítimas do câncer.